Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana tem atrações para o fim de semana

Últimos dias de atrações reúne apresentações de diversos estilos musicais e mostras de artesanato

por Walter Sebastião 18/07/2014 09:54

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Bruno Arita/Divulgação
Performance 'Sons de Ouro Preto', de Panmella Ribeiro e Janaina Fluso, um dos destaques da agenda (foto: Bruno Arita/Divulgação )
“Bossa nova” do Festival de Inverno Ouro Preto e Mariana, que marca presença em praticamente todos os eventos do gênero, são as performances e intervenções urbanas. Elas invadem as ruas, sem hora ou local marcado, para surpreender as pessoas. No fim de semana, a atração especial será o concerto do pianista Paulo Álvares, hoje à noite, no Grêmio Literário Tristão de Ataíde.


Instrumentista excepcional, Álvares vive entre o Brasil e a Alemanha. Especializado em música contemporânea experimental, toca peças de Luigi Nono, John Cage, Maurício Kagel e Eduardo Guimarães Álvares, além de seu trabalho autoral.

No domingo, às 11h, no auditório do ICHS, em Mariana, o Grupo de Violões da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) faz concerto. Formado por Victor Vale, Rafael Lacerda, Álamo Cardoso, Matheus Ferro, Samir Advíncula e Pedro de Grammont, mostra um panorama das diversas estéticas para o instrumento, do barroco ao século 20. Contempla tanto a produção erudita (Bach, Scarlatti, Cimarosa, Sérgio Assad) quanto mestres populares como Ernesto Nazareth e Pixinguinha. “Será ouvido um tratamento do som do violão muito mais refinado do que estamos acostumados a escutar”, informa Victor Vale, professor dos colegas de grupo.

Outra novidade é a incorporação do artesanato à programação do festival da Ufop, com mostras no Centro de Artes e Convenções da Fundação de Arte de Ouro Petro e no Parque Metalúrgico. Abertas das 8h às 17h, as exposições divulgam trabalhos dos grupos Devoções e Arte, Mãos e Flores, artesãs de Cachoeira do Campo e de distritos ouro-pretanos.  

 

CONFIRA

Ouro Preto e Mariana

Hoje

» 10h – Paradise in progress, esculturas do francês Daniel Hourdé
Museu Casa dos Contos (OP)
» 12h – Paisagens mineiras – Acervo do jornal Estado de Minas
Centro de Artes e Convenções
da Ufop (OP)
» 18h – Estreia do curta-metragem
Caixa mágica
Cine Teatro Vila Rica (OP)
» 20h – Concerto de Paulo Álvares
Grêmio Literário Tristão de Ataíde (OP)
» 22h – Márcio Bahia Quinteto
Praça da Sé, em Mariana

Amanhã
» 15h – Mostra Pintando o set
Cine Teatro Vila Rica
» 16h – Show Ele não convida,
arrasta – o frevo!
Praça Gomes Freire, em Mariana
» 20h30 – Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Praça Minas Gerais, em Mariana
» 22h – Raul de Souza e Grupo
Praça da Ufop (OP)

Domingo
» 10h – Cortejo Cavalo-Marinho
Praça Tiradentes (OP)
» 11h – Orquestra de Violões da Ufop
Instituto de Ciências Humanas e Sociais

FESTIVAL DE INVERNO OURO PRETO E MARIANA
Até domingo. Informações no site do evento.


VEM AÍ
De 26 deste mês a 2 de agosto, o Festival de Inverno de Vespasiano vai homenagear a cantora Elis Regina. Diariamente, shows serão apresentados nos três palcos montados na Praça JK. Entre os artistas convidados estão Markinhos Moura e Gustavo Maguá (foto). O encerramento ficará a cargo da cantora e compositora Maria Gadú. A programação oferece oficinas de música instrumental (clarineta, saxofone, violão, tuba) e atividades voltadas para interpretação e arranjos vocais. Espetáculos ficarão a cargo dos grupos Boneco de Pano, Caravana Mágica, Musical Mandioca Brava e o Mistério da Bomba H, entre outros.

MAIS SOBRE E-MAIS