Exposição sobre partidas de futebol com 3 times é atração em BH

Mostra acontece no Sesc Palladium e homenageia o estilo chamado de 3sided Football, criado pelo dinamarquês Asger Jorn

por Estado de Minas 01/07/2014 09:58

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Reprodução internet/denmarl.dk/em/meet-the-danes
O artista dinamarquês Asger Jorn é o criador do futebol de 3 lados (foto: Reprodução internet/denmarl.dk/em/meet-the-danes)
Na década de 1960, o artista dinamarquês Asger Jorn criou um jogo chamado futebol de 3 lados (Triolektisk fodbold/ 3sided football), no qual não dois, mas três times deveriam se enfrentar em um campo de formato hexagonal, colaborando mais do que competindo, concordando entre si a respeito do que é e o que não é permitido, em vez de serem controlados por uma força externa.

Trata-se de um jogo sem regras e sem juiz. E o que Jorn pretendia era desconstruir a bipolaridade do futebol tradicional, substituindo a dialética por uma “trialética”. O jogo permaneceu apenas como conceito até a década de 1990, quando uma galerista organizou uma partida em Londres, e desde então, algumas outras já foram realizadas em diversos países, inclusive na Bienal de Lyon, em 2009. Existem, hoje, dois grupos britânicos de futebol de 3 lados, o Philosophy Football FC e o Deptford Three Sided Football Club (D3FC).
 
Reprodução/Internet/theinvisibledot.com
Na modalidade, três times se enfrentam em campo hexagonal como representado na imagem (foto: Reprodução/Internet/theinvisibledot.com)
 
 
O Projeto Mapa (Manutenção em Procedimentos e Apropriações), que surgiu com a proposta de discutir, de maneira teórica e empírica, as realidades do espaço urbano, fará, a partir de hoje, exposição com apresentação do vídeo da partida e oficinas de peteleco no Sesc Palladium (Av. Augusto de Lima, 420, Centro). O Mapa entende a cidade como espaço dinâmico, em constante mutação, e foca trabalhos e discussões que atentam para essa condição.

No programa desta terça, apresentação do processo de trabalho e roda de conversa com o professor Augustin De Tugny (EBA/UFMG) sobre Chiasmafoot e considerações contemporâneas sobre jogo e linguagem, com o professor Pablo Gobira (Escola Guignard/Uemg), às 18h. Amanhã, das 10h às 18h, haverá oficina de petelecos e no dia 3, às 18h, roda de conversa sobre a relação entre a Copa do Mundo e o ambiente urbano.

Informações:(31) 3214-5350.

MAIS SOBRE E-MAIS