Thaís Valadares e Hilma Gaio expõem obras na Galeria de Arte da Copasa

Mostras 'Sr. Joaquim' e 'Porta-retrato' ficam em cartaz até 13 de julho

por Walter Sebastião 15/06/2014 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Hilma Gaio/Divulgação
'Tarja VI',obra da artista plástica Thaís Valadares, em exposição na Galeria de Arte da Copasa (foto: Hilma Gaio/Divulgação)
Múltiplas relações entre a pintura e a fotografia, mas a serviço de evocação e discussão da representação biográfica e afetiva. É esse o motivo que aproxima as obras que Thaís Valadares e Hilma Gaio apresentam na Galeria de Arte da Copasa. A primeira ressignifica imagens do pai, em série de trabalhos chamada 'Sr. Joaquim'; a segunda, com o conjunto que tem o nome de 'Porta-retrato', faz a mesma operação, valendo-se de fotos de família e também de imagens pessoais.

Thais Valadares conta que as obras dela são fusão do real e de fantasia, observação e criação. E, por isso mesmo, observa, não se limitam ao biográfico. “O que faço é descontruir as imagens”, explica, observando que há doses expressivas de intervenção sobre as fotos. O exemplo, aponta, é o conjunto chamado Tarjas, recurso visual que usa para discutir identidade sem afastar questões associadas a tempo interno e externo, memória, transformação de lembranças etc. As obras foram realizadas entre 2011 e 2014.

Hilda Gaio, com a série Porta-retrato, trabalha motivos do cotidiano por meio de fotos dela, de bichos de estimação, do círculo familiar ou fragmentos do universo doméstico. São 12 trabalhos, alguns somando texto e imagens. “É diálogo entre as duas formas de linguagem, tentativa de materializar os sentimentos que os momentos representados me trouxeram quando ocorreram”, conta. Se Thaís Valadares vale-se do preto e banco, Hilma Gaio recria as fotos com cores. As duas artistas apresentam obras recentes.

Hilma Gaio e Thaís Valadares
Mostra de pintura e desenho. Galeria de Arte da Copasa, Rua Mar de Espanha, 525, Santo Antônio. Diariamente, das 8h às 19h. Até 13 de julho. Entrada franca.

MAIS SOBRE E-MAIS