Arquitetura da histórica São João del-Rei é anailsada em livro

Quase quatro séculos de história são analisados na obra com desenhos e ilustrações

por Estado de Minas 26/05/2014 08:49

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Juarez Rodrigues/E.M./D.A Press
(foto: Juarez Rodrigues/E.M./D.A Press)
Será lançado hoje, às 19h, na Galeria de Arte do BDMG Cultural, o livro 'Memória arquitetônica de São João del-Rei', de André Guilherme Dornelles Dangelo e Vanessa Borges Brasileiro. O volume, enriquecido com dezenas de fotografias e ilustrações, apresenta um panorama da arquitetura e urbanismo da cidade colonial mineira, ampliando o conhecimento do conjunto de prédios e edificações, além dos bens tombados.

Os autores dividiram a análise em períodos, relacionando momentos históricos com aspectos estéticos e ligados às questões do desenvolvimento da arquitetura civil e da morfologia urbana da cidade. Assim, são trabalhados temas ligados à herança da arquitetura colonial (1713-1822); à sofisticação da arquitetura imperial (1822-1899); à europeização da arquitetura no período eclético (1889-1930); à modernidade, com a implantação da art decó, protomoderna e moderna (1930-1970); chegando ao período contemporâneo, com a emergência do pós-moderno (1970-2013).

Mesmo tombado em 1938 pelo Iphan, com posteriores ampliações, o conjunto arquitetônico de São João del-Rei precisa ser melhor conhecido e estudado, de modo a garantir a proteção do acervo em toda sua inteireza. O trabalho de André Dangelo e Vanessa Brasileiro é uma contribuição nesse sentido, em sua abrangência, cuidado técnico e amplitude de pesquisa e registro do patrimônio da cidade. “Resta lutar para não deixar desaparecer o que sobrou de nosso passado de glórias arquitetônicas e urbanísticas”, convocam os autores.

'MEMÓRIA ARQUITETÔNICA DE SÃO JOÃO DEL-REI'
Lançamento do livro de André Dangelo e Vanessa Brasileiro. Hoje, das 19h às 22h, na Galeria de Arte do BDMG Cultural, Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes.

MAIS SOBRE E-MAIS