Exposição leva o pensamento para bem longe

Pintura de Michele Martines e desenho, fotografia e instalação realizadas a quatro mãos pelo paulista Rafael RG e o mineiro Efe Godoy estão em exposição na Lemos de Sá Galeria de Arte

por Walter Sebastião 10/05/2014 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Michele Martines/Divulgação
Detalhe de pintura da artista gaúcha Michele Martines (foto: Michele Martines/Divulgação)
Michele Martines é uma artista gaúcha, que reúne cerca de 14 pinturas, realizadas desde 2011, abrigadas sob o título de SituAção/Cor, com cenas de rua e interiores, observação irônica e afetiva sobre a vida urbana, mas também com a estética realista. Rafael e Efe, por sua vez, contam história do encontro de duas pessoas, além de investigar a questão do tempo e do silêncio, em um conjunto de peças que leva o título de Uma frase comprida que termina com uma palavra que é uma frase. Os trabalhos estão expostos a partir de hoje, às 11h,  na Lemos de Sá Galeria de Arte

Michele Martines conta que as obras que mostra em Belo Horizonte surgiram após o mestrado, que levou a pinturas em preto e branco e tendo como motivo a casa. Vontade de experimentar outros motivos e duas residências na França e no México resultaram na observação da rua e muitas fotos – “eu era turista em outro pais” –, transpostas para a pintura, agora, com cor. Estão nas telas passantes, atividades das pessoas na rua, arquitetura. “Parece que as pessoas vivem em outro mundo. O corpo está ali, mas o pensamento vai longe”, explica, detectando no urbano um certo alheamento com o entorno. O que às vezes passa sentimento de solidão, ela acredita. Michele apresenta também alguns interiores. Em ambos os casos, imagens aparentemente realistas, mas de fato construídas com acréscimo de elementos que não estavam nas fotos.

Rafael RG e Efe Godoy apresentam desenhos e escritas. “Estamos falando da linguagem, do poder destas matérias criarem narrativas. Não se trata apenas de desenhos bonitos”, avisa o primeiro. “Gostaríamos que as pessoas se identificassem com o que estamos contando: uma história de amizade, entre artistas, e como essa vivência pode ser matéria para o trabalho de arte.” O texto e as imagens carregam histórias verdadeiras e ficção – “arte é o momento de questionar as duas coisas”, acrescenta. Sobre criar a quatro mãos, Rafael revela que, decidido que a autoria é dupla, é muito bom. “Às vezes um tem a ideia e o outro arremata”, justifica. O trabalho surgiu quando os artistas se conheceram, em Belo Horizonte, participando de um salão. Passaram a trocar cartas e, mais tarde, criaram a exposição a partir das conversas deles. Estão também na exposição trabalhos realizados separadamente por cada um deles.

COLETIVA
Pinturas de Michele Martines, Rafael RG e Efe Godoy. Hoje, das 11h às 16h, na Lemos de Sá Galeria de Arte (Avenida Canadá, 147, Jardim Canadá). Entrada franca. De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h; sábado, das 11h às 14h. Até 10 de junho. Informações:
(31) 3261-3993.

MAIS SOBRE E-MAIS