Parquear promove a dança no Parque das Mangabeiras e Praça da Liberdade

Intervenção urbana de dança é o primeiro trabalho de Margô Assis ao ar livre.

por Walter Sebastião 16/04/2014 00:13

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Ricardo Garcia/Divulgação
Dança e atividades lúdicas transformam a relação com o cotidiano (foto: Ricardo Garcia/Divulgação)
Foi a observação de crianças brincando no parque que levou a bailarina Margô Assis a sonhar com espetáculo para tais locais. E chegou a percurso com jogos, brincadeiras e encenações em diversos pontos, com objetos e materiais do cotidiano. Trata-se de situações que desaceleram o ritmo e mudam o estado corporal. Trocas, convívio com a diversidade e contemplação são postos no lugar da rapidez, da uniformidade e das vivências da rotina

“É trabalho para crianças pequenas e grandes”, brinca a bailarina, avisando que os pais também são convidados do Dança Multiplex. Parquear é o primeiro trabalho de Margô Assis ao ar livre. “É muito estimulante. Por mais que exista uma estrutura, não é trabalho que você repita em outro contexto.” Para elaborar a intervenção, as bailarinas visitaram os parques de Belo Horizonte. Margô Assis considera que, mesmo tendo encontrado alguns lugares bem cuidados, o parques carecem de revitalização e campanhas que estimulem o cuidado com as árvores. “Necessidade não só dos parques, mas de todo espaço urbano”, frisa. Ela considera que exatamente por essa situação, é muito importante propostas que ocupem os espaços públicos.

Parquear ganhou prêmio do Dança Rumos, em 2011, e do Cena Minas este ano. Foi apresentado no fim de semana no Festival de Dança de Itacaré (BA), tendo o mar como parte da proposta. O Dança Multiplex existe desde 2000, criado por Margô Assis, Tembi Rosa e Renata Ferreira. Não é grupo nem coletivo, mas “ambiente de troca”. Cada integrante tem trabalhos individuais, além de desenvolver criações coletivas.

Parquear  
Intervenção urbana do Dança Multiplex. Concepção e participação de Margô Assis, Renata Ferreira, Thembi Rosa e Kênia Dias. Hoje, às 9h30, no Parque das Mangabeiras, entrada pela Avenida Bandeirantes. Domingo, às 11h, no mesmo local, com entrada pelo portão principal, Avenida José do Patrocínio Pontes, 580, Mangabeiras. Amanhã, às 9h30, e sábado, às 16h, na Praça da Liberdade.

MAIS SOBRE E-MAIS