Brasileiro lê pouco, prefere música sertaneja e novelas, mostra pesquisa

O estudo Públicos de Cultura, feito pelo Sesc e Fundação Perseu Abramo, foi divulgado nesta quarta

por Diário de Pernambuco 10/04/2014 20:25

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Divulgação
(foto: Divulgação)
O brasileiros têm pouco hábito de leitura, para se informar sobre o que acontece em sua cidade, no Brasil e no mundo buscam a TV aberta, cuja programação preferida se concentra em novelas, filmes (principalmente os norte-americanos) e telejornais. Na música, os estilos preferidos são sertanejo, MPB, forró, gospel e pagode. Essas são algumas das informações contidas na pesquisa Públicos de Cultura, realizada pelo Serviço Social do Commercio (Sesc) e Fundação Perseu Abramo, divulgada nesta quarta.

A pesquisa foi feita com 2400 pessoas, acima de 16 anos, de 139 municípios das cinco regiões do país. Os dados foram colhidos entre 31 de agosto a 8 de setembro de 2013.

Mais da metade dos entrevistados (58%) afirma não ter lido nenhum livro nos últimos seis meses. Quando leem, as pessoas buscam livros de romance ou ficção (19%), a Bíblia (18%), temas religiosos ou de espiritualidade (10%).

Quanto à TV, 62% dizem preferir os canais abertos, 28% assistem tanto a TV aberta quanto a fechada. As novelas (54%) são os programas prediletos, seguidos por filmes (52%) e telejornais (44%). Os filmes de aventura respondem pela preferência de 39% dos entrevistados, enquanto comédia (38%) e romance (29%) estão em segundo e terceiro lugares. Os filmes norte-americanos são os mais vistos pelos brasileiros (45%), enquanto os nacionais são assistidos por 33%.

A música sertaneja é apreciada por 40% dos entrevistados, seguida pela MPB (23%), forró (20%), gospel (18%) e pagode (17%).

Quando perguntados sobre o gênero teatral preferido, 33% dos entrevistados citam a comédia. Drama (9%), peças infantis (6%) e musicais (5%) aparecem bem abaixo dos que dizem não gostar de nenhum gênero (23%) e dos 28% que não souberam responder ou nunca assistiram a espetáculos de teatro.

Para se informar sobre atividades culturais, a maioria (47%) busca sugestões de parentes e amigos, 36% procuram obter informações pela mídia em geral, 25% pela internet e 10% em carros de som.

Celular

Entre os dados socioeconômicos, a pesquisa revela que sete em cada dez pessoas pesquisadas trabalham no ramo de serviços (45%) ou do comércio (29%). A maior parte é casada e segue alguma religião. Os católicos são 57%, seguidos por evangélicos (28%), pelos que se dizem sem religião mas que acreditam em Deus (11%) e espíritas kardecistas (4%).

A pesquisa revela ainda que 86% dos entrevistados usa o celular apenas para fazer ou receber ligações, 34% para comunicar-se via mensagens de texto, 17% para fotografar ou filmar.

 

 

MAIS SOBRE E-MAIS