Livro reúne trabalhos inéditos sobre a história de Minas Gerais

'Minas Gerais %u2013 As Minas setecentistas' traz rica pesquisa sobre a província no século dezenove

por João Paulo 10/04/2014 10:06

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Beto Novaes/EM/D.A Press
Colégio do Caraça era responsável pela formação de "sabor clássico", geralmente conservadora e destinada aos postulantes a cargos públicos (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Quem gosta de história deve guardar com carinho os dois volumes da 'História de Minas Gerais – As Minas setecentistas', que foi organizado por Maria Efigênia Lage de Resende e Luiz Carlos Vilalta e lançado em 2007. São mais de 1 mil páginas de estudos sobre a sociedade, a política, a administração, a religiosidade, a economia, a escravidão, as artes, as ciências, as técnicas, a educação e a literatura do século 18, a cargo de especialistas de várias universidades e centros de pesquisa do país. Tratava-se do século do ouro e da Inconfidência Mineira, também marcado pela rica inserção de Minas no contexto do Brasil colônia e das relações com Portugal.

Dando sequência ao projeto, os mesmos organizadores lançam hoje, na Livraria do Palácio das Artes, a 'História de Minas Gerais – A província de Minas', também em dois parrudos volumes, com estudos inéditos e rica pesquisa iconográfica. Uma beleza de edição. Como se trata de momento menos conhecido por parte do leitor comum, a obra ganha em interesse e na revelação de temas fundamentais na formação do estado.

O século 19, período abrangido pelos dois volumes do livro, é estudado a partir de sete grandes núcleos. O resultado é uma ampliação e atualização que enriquecem a historiografia mineira. A se destacar ainda o cuidado dos organizadores na escolha dos ensaístas e na definição do estilo dos textos, que permitem aproximação do leitor interessado, mesmo o não especialista. Com isso, 'A província de Minas' dá um passo além das obras de divulgação, criando um patamar de alto nível, abrangente, bem- estruturado internamente e perfeitamente legível.

O primeiro volume tem 15 ensaios divididos em três partes. Na primeira, “Território, população e natureza”, os artigos tratam de temas como a expansão dos mineiros para o Leste; os povos em movimento nos sertões, a história ambiental das povoações do São Francisco e as representações cartográficas da província. São textos que articulam, o campo do território com a demografia, sem perder de vista as relações com a natureza.

A segunda parte, “Trabalho escravo e trabalho livre”, traz a discussão do escravismo e do trabalho para o século 19, com pesquisas sobre a rebeldia dos escravos, a relação dos imigrantes e libertos no contexto do abolicionismo, além dos vários movimentos de lutas e resistência. A terceira seção, que fecha o primeiro volume, tem como título “Economia de uma província em transformação”. Os autores analisam a mudança da economia durante o período, estabelecendo os principais ramos de negócio, com trabalhos sobre a dinâmica da pecuária, agricultura e indústria no oitocentos mineiro.

Cultura e cotidiano O segundo volume é dividido em quatro seções, com 22 ensaios. A primeira parte, “Política e espaço público”, analisa diversos aspectos da dinâmica da província, da fama de moderação dos chamados “toucinheiros” ao papel da imprensa local e do movimento republicano. A segunda parte, “Educação e cultura”, tem como destaque os ensaios sobre o Caraça e a Escola de Minas de Ouro Preto, padrões da educação provincial, além de cuidadosa pesquisa sobre as bibliotecas, a literatura e o mundo das artes no período.

A terceira parte, “Sociedade e cotidiano”, se concentra em temas mais próximos do cidadão comum, como a organização da família, a situação das mulheres (a partir do olhar dos viajantes), os espetáculos itinerantes de circo e teatro e os divertimentos carnavalescos. Na seção que fecha o 'A província de Minas', “Saberes e práticas”, os autores se debruçam sobre temas como o desenvolvimento científico e as práticas médicas e curativas mais comuns.

Fica agora a expectativa com a continuidade da obra, abarcando o período republicano. O trabalho de Maria Efigênia Lage e Luiz Carlos Vilalta criou um padrão à altura da riqueza da história de Minas Gerais, com abertura a novos enfoques, valorização da pesquisa original e o saudável empenho em produzir uma série que atende a todos os leitores. Não se pode querer mais de um livro de história em um país que só agora parece despertar para o valor da memória.

HISTÓRIA DE MINAS GERAIS – A PROVÍNCIA DE MINAS
Lançamento dos dois volumes do livro, organizado por Maria Efigênia Lage de Resende e Luiz Carlos Vilalta (Editora Autêntica e Companhia do Tempo). Nesta quinta-feira, às 19h, na Livraria do Palácio das Artes, Avenida Afonso, 1.537, Centro.

MAIS SOBRE E-MAIS