Mário Zavagli realiza mostra Gravuras em Ouro Preto

Evento começa neste sábado no Centro Cultural e Turístico do Sistema Fiemg

por 29/03/2014 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Guilherme Horta/divulgação
Paisagem da exposição Gravuras, no Centro Cultural e Turístico do Sistema Fiemg, em Ouro Preto (foto: Guilherme Horta/divulgação)


Os “descobridores” do Brasil no século 19 são a fonte de inspiração da mostra Gravuras, que o artista plástico Mário Zavagli vai abrir hoje à noite, no Centro Cultural e Turístico do Sistema Fiemg, em Ouro Preto. As serras da Mantiqueira e do Espinhaço ganham destaque especial entre as paisagens, além de belezas naturais de Moeda, Muzambinho, Guaxupé, Diamantina e Ouro Preto.


Aquarelas deram origem às gravuras de Zavagli por meio da técnica de gicleé print. Desenvolvidos no estúdio do fotógrafo e impressor Guilherme Horta, os trabalhos são assinados e têm tiragens limitadas.


Zavagli seguiu a trilha de artistas viajantes dos anos 1800. Um deles era o austríaco Thomas Ender, que chegou ao Brasil em 1817 e deixou cerca de 700 imagens do país. Outros nomes de destaque são Rugendas, Jean-Batiste Debret, Eduard Hildebrandt, Joseph Martinet e Lois Lebreton – todos registraram um Brasil exuberante, com flora e fauna que encantaram os europeus.


Pintor, desenhista e gravador, Zavagli é professor adjunto da Escola de Belas-Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele coordenou o setor de artes plásticas de várias edições dos festivais de inverno de Ouro Preto, Diamantina, São João del-Rei e Poços de Caldas.


GRAVURAS
Abertura hoje, às 16h. Galeria Fiemg,
Praça Tiradentes, 4, Centro Histórico de
Ouro Preto. Diariamente, das 9h às 19h.
Até 4 de maio. Informações: (31) 3551-3637.

MAIS SOBRE E-MAIS