Nico Nicolaiewsky dá adeus a Sbórnia

Ator e músico lutava contra uma leucemia e morreu nesta sexta-feira, em Porto Alegre

por Fernanda Machado 08/02/2014 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Nó de Rosa/divulgação
Os atores e músicos gaúchos Nico Nicolaiewsky e Hique Gomez divertiram o Brasil com 'Tangos e tragédias' (foto: Nó de Rosa/divulgação)
A alegria está de luto. Morreu ontem o ator, músico, compositor e humorista Nico Nicolaiewsky, de 56 anos. Ele estava internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, para tratar de uma leucemia. O artista se tornou conhecido em todo o Brasil por sua atuação em Tangos e tragédias, no qual contracenava com Hique Gomez.

Criada em 1984, a montagem reunia música, humor e teatro, apostando na interação com o público. Com quase 30 anos de carreira, 'Tangos e tragédias' foi apresentado várias vezes em Belo Horizonte. Devido à internação de Nicolaiewsky, a temporada de verão no Theatro São Pedro, na capital gaúcha, teve de ser cancelada.

Nico e Hique interpretavam o maestro Plestkaya e o violinista Kraunus Sang, cidadãos de um país imaginário chamado Sbórnia. O duo conquistou os brasileiros ao brincar com dramas do dia a dia, dores de cotovelo e a conjuntura política do país. 'Tangos e tragédias' deu origem ao longa-metragem de animação 'Até que a Sbórnia nos separe', dirigido por Otto Guerra, que está sendo editado em 3D – a primeira produção gaúcha nesse formato. O filme deve ser lançado no circuito comercial este ano.

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), lamentou a morte do artista nas redes sociais, assim como vários artistas, como o compositor e cantor gaúcho Humberto Gessinger, a banda Nenhum de Nós, a cantora Fernanda Takai, o humorista Rafinha Bastos e os músicos Lucas Lima e Duca Leindecker.

Saracura Nascido em Porto Alegre, Nico Nicolaiewsky construiu sólida carreira, que não se limitou a 'Tangos e tragédias'. Na década de 1970, ele participou do musical 'Saracura', que mesclava o cancioneiro regional gaúcho à MPB, ao legado tropicalista e ao rock. Em 2002, integrou o elenco da ópera cômica 'As sete caras da verdade'.

O gaúcho morou 10 anos no Rio de Janeiro, onde estudou com o maestro Hans-Joachim Köellreuter. Deixou dois discos solo: 'Nico Nicolaiewsky' (1996), com valsas e canções líricas, e 'Onde está o amor?' (2007), produzido pelo mineiro John Ulhôa, guitarrista da banda Pato Fu.

Casado com a atriz Márcia do Canto, o ator e músico deixa uma filha, Nina, de 20 anos.

Versão em espanhol

Nico Nicolaiewsky e Hique Gomez se preparavam para comemorar os 30 anos de 'Tangos e tragédias', que estreou em 1984. Desde 1987, a montagem fazia temporada de verão em Porto Alegre, sempre com sessões lotadas. A dupla classificava seu trabalho como “um espetáculo cult, uma espécie de vale a pena ver de novo do teatro brasileiro”. Além das principais casas do país, as turnês de 'Tangos...' chegaram ao exterior. A dupla gaúcha criou versão em espanhol que circulou por Argentina, Equador, Colômbia e Espanha, entre outros países. Hique e Nico fizeram muito sucesso também em Portugal.

Assista trecho do espetáculo 'Tangos e tragédias', com Nico Nicolaiewsky e Hique Gomez:


MAIS SOBRE E-MAIS