Governo da França proíbe stand-up de humorista que ataca judeus e Holocausto

Dieudonné M'bala M'bala faz piadas com mulheres, chineses e norte-americanos

por AFP 07/01/2014 20:33

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
AFP PHOTO/JOEL SAGET
Presidente François Hollande tenta com multas e proibições reduzir a exposição de Dieudonné (foto: AFP PHOTO/JOEL SAGET )
O governo francês proibiu nesta terça-feira, 7, um espetáculo do humorista Dieudonné M'bala M'bala, condenado várias vezes por antissemitismo, dois dias antes do início de sua turnê pela França, onde a extrema-direita continua ganhando.

O presidente francês François Hollande, seu primeiro-ministro Jean-Marc Ayrault e o ministro do Interior Manuel Valls declararam guerra ao humorista de 47 aos por atentar contra a dignidade das pessoas. Em seus espetáculos, o showman stand-up, filho de pai africano e mãe bretã, debocha com humor agressivo de judeus e do Holocausto, ataca os Estados Unidos, os chineses e as mulheres em geral.

A popularidade de Dieudonné se converteu numa dor de cabeça para Hollande e seus ministros, que pisam em ovos para evitar serem acusados de atentar contra a liberdade de expressão. Eles tentaram encurralar o humorista impondo multas, mas ele evita ser processado ao afirmar que seus textos são assinados por sua companheira ou sua mãe.

Em meio à polêmica, o partido de extrema-direita Frente Nacional (FN) - cuja presidente Marine Le Pen já condenou os excessos de Dieudonné-, continua subindo nas pesquisas de opinião. Segundo recente pesquisa da Ipsos, 34% dos franceses antecipam que o partido de extrema-direita se fortalecerá nas eleições municipais de março próximo.

MAIS SOBRE E-MAIS