Alexandra Richter estrela peça sobre o estresse da vida moderna

'Minimanual de qualidade de vida' entra em cartaz no Sesc Palladium

por Sérgio Rodrigo Reis 05/07/2013 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Dalton Valério/Divulgação
(foto: Dalton Valério/Divulgação)
Enquanto fazia a peça 'História de nós dois', Alexandra Richter trabalhava em novela e cuidava do marido, do filho, do corpo e da cabeça. Enfim, tomava conta de tudo. Ao desabafar sobre a correria com as amigas, percebeu que todas enfrentavam o mesmo estresse. “Falei: ‘Gente, o dia parece não ter mais 24 horas, não está dando para nada. Para ganhar tempo, acabamos ficando sem ele’”, relembra. Diante do fato consumado, Alexandra riu de si mesma, juntou um monte de situações engraçadas e sugeriu o argumento de um monólogo à dupla Ana Paula Botelho e Daniela Ocampo.

Assim nasceu 'Minimanual de qualidade de vida', peça que Alexandra traz a BH sábado. O espetáculo fala das exigências impostas à mulher contemporânea, que precisa ser bem-sucedida na vida profissional e pessoal, além de feliz, saudável e bonita o tempo todo.

Nesse monólogo – o segundo da carreira da atriz, depois de 'Uma loira na lua' (2004) –, Alexandra interpreta Angelina Pimenta. Essa palestrante apresenta à plateia um livro que pretende otimizar o tempo das pessoas, torná-las melhor informadas e ensinar a manter corpo e mente em harmonia. Entretanto, a personagem vive o oposto do que prega. Desorganizada e atrapalhada, é dona de imensa felicidade interior, o que a deixa segura para tentar alegrar os outros.

O manual se divide em capítulos, bem no estilo autoajuda. A própria palestrante, “por falta de tempo”, jamais conseguiu chegar ao fim da obra. No decorrer das apresentações, entra em paranoia e passa a desconfiar até da física. “Será que o dia não tem menos de 24 horas?”, questiona. Angelina cogita se mudar para outro país em busca de minutos mais longos.

Mesmo em clima de comédia, a reflexão tem um lado sério, destaca Alexandra Richter. “Sou uma das que tentam reservar um momento para não fazer nada, mas não consigo. Aliás, ninguém consegue. Ninguém mais fica parado, contemplando”, confessa.

Não é bem assim. Pelo menos enquanto está no palco, Alexandra faz o público parar para sorrir e pensar melhor no assunto...

MINIMANUAL DE QUALIDADE DE VIDA
Texto de Ana Paula Botelho e Daniela Ocampo. Com Alexandra Richter. Sesc Palladium, Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro. Sábado, às 21h. R$ 50 (inteira). Informações: (31) 3279-1500 e www.teatroemmovimento.com.br

EM BETIM
A peça 'Minimanual de qualidade de vida' será apresentada sexta-feira, às 21h, na Casa de Cultura Josephina Bento (Rua Padre Osório Braga, 18, Centro de Betim), com entrada franca. Informações: (31) 3532-2530. Ingressos devem ser trocados por 2kg de alimento não perecível (exceto fubá e sal), na sede da Funarbe (Rua João XXIII, 162, Bairro Nossa Senhora do Carmo) e na Casa de Cultura.

MAIS SOBRE E-MAIS