'Águas encaixotadas' ocupa Praça da Estação

Instalação visa conscientizar público sobre processo de degradação dos rios

por Fernanda Machado 24/06/2013 16:27

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação
(foto: Divulgação)
Nos dias 20, 22, 23 e 25 de junho, a intervenção 'Águas encaixotadas' traz ao espaço público elementos visuais para complementar o cenário urbano, lembrando daquilo que não existe mais na capital. Em vez do rio, um aquário artificial de 20 metros de comprimento, com belos e grandes peixes, também artificiais, está instalado na Praça da Estação.

O projeto foi viabilizado pelo Programa Mais Cultura: Microprojetos Rio São Francisco / Edital 2011 e pretende incentivar o público a rever os conceitos de rios em cidades; assim como levar à contextualização do local, conduzindo o olhar do espectador ao lugar por onde passa todo dia, às vezes sem perceber. Para sua realização, uma oficina gratuita foi ministrada pela diretora Carolina Rosa, para jovens a partir de 17 anos. O trabalho baseou-se na relação dos corpos em diferentes contextos tempos-espaciais, sociais e culturais.

Além das linguagens cênica e plástica, é utilizado audiovisual para permitir a visualização do trabalho via internet. “Trabalhamos com elementos visuais que contrastam com o furor dos centros urbanos, estabelecendo uma relação entre os sentidos dos rios e suas referências simbólicas, o registro emocional e os elementos de memória. É um projeto estético e comprometido com investigações de linguagens cênicas contemporâneas, elaboração crítica e diálogo com outras áreas artísticas”, afirma Carolina Rosa.

Serviço
Intervenção "Águas Encaixotadas"
Direção e criação: Carolina Rosa
Produção e criação: Regina Ganz
Elenco e criação:
Ana Carolina / Décio Nogueira / Didi Vilella / Elisângela Fátima de Souza / Filipe Morais / Gabriela Oliveira Ferreira / Michele Luartys
Duração: 2 horas
Local: Canteiro central da Av. Andradas, na Praça da Estação
Data/Horário: dias 20, 23 e 25/06, das 17h30 às 19h30 e dia 22/06, das 11h às 13h.
Duração: 2 horas

MAIS SOBRE E-MAIS