Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa recebe acervo de Fernando Sabino

Exposição sobre a vida e obra do escritor é composta por painéis, coleções de filmes, cartas e livros, exemplares de revistas com crônicas e fotografias

por Agência Minas 20/06/2013 16:33

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Acervo EM
Biblioteca Pública expõe parte da vida pessoal do escritor (foto: Acervo EM)
Nesta sexta-feira ,21, às 16h, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa vai receber acervo de Fernando Sabino, que será doado pelo filho do escritor, Bernardo Sabino. Na ocasião, também estarão presentes a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, e a diretora de Bibliotecas Públicas, Thaís Bréscia.

O acervo consiste em uma exposição sobre a vida e obra do escritor, composta por 16 painéis; 15 coleções de filmes, somando 25 títulos de obra audiovisual; 10 coleções de livros; 10 mil exemplares de revistas com crônicas; uma exposição fotográfica que captou momentos importantes da vida do autor, sendo também disponibilizadas virtualmente, para facilitar a distribuição dos conteúdos para outras bibliotecas mineiras; uma coleção de cerca de 20 cartas de amigos, entre eles Manuel Bandeira, Carlos Lacerda e Cyro dos Anjos.

Para perpetuar vida e obra do pai, Bernardo Sabino promove, desde 2005, o projeto itinerante Encontro Marcado com Fernando Sabino. A proposta é levar por várias cidades mineiras a obra do autor reproduzida em outras formas artísticas. Transitar pelo Estado é uma ideia inspirada no personagem mais famoso do escritor, o Viramundo, do livro 'O grande mentecapto'.

O projeto permanece 30 dias em cada município e é realizado em duas etapas. A primeira consiste numa ação articulada entre prefeitura e secretaria municipal de Educação, que oferecem às escolas públicas da cidade programações artísticas a partir de intervenções pensadas pelos próprios alunos e professores, inspiradas sempre na obra de Sabino.

Longas e curtas metragens também integram o conteúdo do Encontro Marcado com Fernando Sabino, assim como exposições de artes plásticas, fotografias, cartas e outros acervos. Mais de 40 cidades mineiras e quatro paulistas já receberam esse mergulho na obra de Fernando Sabino, com a intenção de incentivar os jovens ao hábito da leitura.

Fernando Sabino

Fernando Sabino, mineiro de Belo Horizonte, nasceu em 12 de outubro de 1923. 'O encontro marcado', uma de suas obras mais conhecidas, foi lançado em 1956, ganhando edições até no exterior, além de ser adaptada para o teatro. 'O grande mentecapto', livro lançado em 1979, venceu o Prêmio Jabuti. Anos mais tarde, em 1989, a obra literária foi adaptada para o cinema, com direção de Oswaldo Caldeira, e depois recebeu montagem teatral.

Em julho de 1999, recebeu da Academia Brasileira de Letras o prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra. Faleceu em sua casa em Ipanema, zona sul no Rio de Janeiro, perto de completar 81 anos.

 

Serviço

Evento: Cerimônia de doação de acervos de Fernando Sabino para a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

Data: 21/6

Horário: 16h

Local: Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

Entrada: Gratuita

 

MAIS SOBRE E-MAIS