Prêmio Marcantonio Vilaça completa 10 anos e reúne obras de criadores premiados no concurso

Exposição entra em cartaz no Museu Histórico Nacional

por Walter Sebastião 12/06/2013 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Jackson Romanelli/EM/D.A Press - 17/8/11
Marilá Dardot participará de exposição no Museu Histórico Nacional (foto: Jackson Romanelli/EM/D.A Press - 17/8/11)
Importante iniciativa voltada para jovens artistas plásticos, o Prêmio Marcantonio Vilaça vai comemorar seus 10 anos em maio do ano que vem. Exposição no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, reunirá cerca de 90 nomes, entre criadores premiados e selecionados no concurso.

Também participarão da mostra artistas que ganharam projeção a partir da ação do galerista pernambucano Marcantonio Vilaça (1962 – 2000), como Vik Muniz, Beatriz Milhazes, Valeska Soares e Adriana Varejão. A curadoria geral será assinada por Marcus Lontra, com consultoria de Celso Fioravante.

“A opção pela retrospectiva vem do fato de os contextos do Brasil e da arte terem mudado ao longo da última década. Se temas como itinerância, apoio e oferta de oportunidades para artistas e curadores continuam significativos, há novos desafios, como a aproximação entre arte e indústria”, afirma Cláudia Ramalho, coordenadora do prêmio.

De acordo com ela, essa proposta será traduzida em ações educativas programáticas voltadas para alunos dos cursos ministrados no Sesi e no Senai. “Inovação e criatividade representam desafios para a indústria. A arte pode ajudar nesse processo”, observa Cláudia. Uma das marcas do prêmio é a democratização e a difusão da arte feita no Brasil, reforça ela.

Cao Guimarães, Daniel Escobar, Frederico Câmara, Laís Myrrha, Laura Belém, Laura Lima, Lucas Bambozzi, Márcia Xavier, Marco Paulo Rolla, Marilá Dardot, Matheus Rocha Pitta, Pedro Motta, Rodrigo Mogiz, Sara Ramo e Thiago Rocha Pitta são alguns dos criadores ligados a Minas Gerais que participarão da retrospectiva do Prêmio Marcantonio Vilaça.

MAIS SOBRE E-MAIS