Festival Cenas Curtas do Galpão Cine Horto abre inscrições nesta segunda-feira

Nova edição tem presença de grupos consagrados

por Carolina Braga 09/06/2013 07:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Ronaldo Jannotti/Divulgação
É só uma formalidade, do Quatroloscinco, nasceu de uma cena curta (foto: Ronaldo Jannotti/Divulgação)
Começam nesta segunda-feira as inscrições para a 14ª edição do Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto. Reconhecido como um espaço de experimentação para as artes cênicas, o evento terá mudanças este ano. Além da transferência de junho para setembro, grupos consagrados como Armazém, do Rio de Janeiro; Cia. Brasileira, do Paraná; Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte; e o mineiro Espanca! foram convidados para também se arriscarem em 15 minutos. O Cenas Curtas está marcado para o período de 26 a 29 de setembro. 

“Estamos sempre repensando o festival. Como forma de comemorar os 15 anos do Galpão Cine Horto, fomos motivados por essa ideia do encontro”, comenta o coordenador do espaço, Leonardo Lessa. Segundo ele, é justamente o grau de inovação das propostas que será o diferencial entre os candidatos. Os interessados devem se inscrever pelo correio até 26 de julho. O formulário está disponível no site www.galpaocinehorto.com.br

Serão selecionados por uma comissão especializada 16 projetos de cenas curtas, com duração máxima de 15 minutos. A cada uma será oferecido um auxílio para a montagem. A dinâmica da escolha das melhores cenas continua a mesma. O público presente nos cinco dias do festival vota nas mais marcantes de cada noite, que voltam ao cartaz na semana seguinte, também no Galpão Cine Horto. 

Além das cenas, este ano o festival mantém a grade de eventos paralelos, que tem como objetivo refletir sobre o conteúdo apresentado no palco. Estão previstos debates no dia seguinte às apresentações, além da produção constante de críticas teatrais pela equipe do site Horizonte da Cena, das jornalistas Luciana Romagnoli e Soraya Belusi.

Criado em 2000, o Cenas Curtas inaugurou um modelo que acabou se multiplicando por outras regiões do país. Alguns exemplos são a Mostra Cena Breve (Curitiba), Festival Dulcina de Cenas Curtas (Brasília) e o Festival Breves Cenas (Manaus). As últimas 13 edições acumulam mais de 1,4 mil inscrições. Entre os espetáculos que nasceram no Cenas Curtas e se tornaram célebres estão Por Elise, do Espanca!, e 'É só uma formalidade', do grupo Quatroloscinco. 

Como Leonado Lessa lembra, o incentivo sempre será dado pela diversidade e pelo risco. “Muitos interessados se inscrevem mais em busca de uma primeira possibilidade de criação do que efetivamente para se arriscar. Por isso fazemos questão de manter a experimentação como critério”, ressalta. As propostas selecionadas serão divulgadas em 9 de agosto.



MAIS SOBRE E-MAIS