Espetáculo de dança 'Cancioneiro do imigrante' celebra a miscigenação brasileira

Grupo Sala B entra em cartaz no Espaço Cultural Ambiente

por Walter Sebastião 07/06/2013 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Eugênio Savio/divulgação
(foto: Eugênio Savio/divulgação)
Para propor uma reflexão sobre o tema da miscigenação, o coreógrafo Fernando de Castro mergulhou em pesquisas sobre os povos que formaram o Brasil. Esses estudos deram origem ao espetáculo 'Cancioneiro do imigrante', do Grupo Sala B, em cartaz no Espaço Cultural Ambiente.


Fernando avisa: não se trata de espetáculo folclórico, mas de um retrato, a partir da música, da diversidade e da convivência entre húngaros, russos, espanhóis, portugueses, italianos, japoneses, africanos, índios, sírios e libaneses.

“O Brasil deve ser o único país onde ocorreu tamanha miscigenação de culturas”, observa o coreógrafo, lembrando que essa saudável mistura se tornou característica da arte e da sociedade brasileiras. “Notável observar que enquanto sírios e libaneses se desentendem nos países de origem, os conterrâneos convivem pacificamente no Brasil”, lembra Fernando.

A construção de 'Cancioneiro...' “mexeu” com o elenco, formado por bailarinos de várias regiões do Brasil. “Foi bom ver cada um recordando a sua história, passando a identificar no cotidiano elementos de diversas culturas”, conta o coreógrafo. Ele gostaria de provocar o mesmo impacto no público.

Criado em 2011, o Sala B é formado por integrantes da Escola de Dança do Grupo Corpo. Depois da minitemporada no Espaço Ambiente, 'Cancioneiro do imigrante' será apresentado nos dias 28 a 30 no teatro do Grupo Corpo, em BH.

SALA B
Espetáculo 'Cancioneiro do imigrante'. De Sexta-feira a domingo, às 20h. Espaço Cultural Ambiente, Rua Grão Para, 185, Santa Efigênia, (31) 3227-7331.

MAIS SOBRE E-MAIS