Primeira versão do Roteiro Cultural na Copa em Minas Gerais é apresentado em coletiva

Foram apresentadas as principais diretrizes culturais em andamento no estado para a Copa das Confederações

por Carlos Herculano Lopes 24/05/2013 08:31

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
A primeira versão do Roteiro Cultural na Copa em Minas Gerais foi apresentada ontem, durante entrevista coletiva da secretária de Estado da Cultura, Eliane Parreiras, no Palácio das Artes. Na oportunidade, foram anunciadas as principais diretrizes culturais em andamento no estado e em BH visando à Copa das Confederações, que começa em 15 de junho, e a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, com seis jogos confirmados em Belo Horizonte.

Enxergando nesses eventos, que colocarão o Brasil na vitrine mundial, oportunidade de dar a Minas maior visibilidade internacional, a secretária falou sobre obras de infraestrutura e ações que estão sendo preparadas não só para receber milhares de visitantes durante o período das competições, como para atender melhor as pessoas que vivem na cidade.

Entre as novidades, Eliane Parreiras destacou a instalação de dois bicicletários no Circuito Cultural da Praça da Liberdade, que já estão funcionando nas proximidades do Edifício Rainha da Sucata, além da restauração do coreto, em fase de conclusão graças a trabalho realizado em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual (Iepha MG). A entrega está prevista para junho.

O projeto museográfico do Palácio da Liberdade, previsto para ser concluído em julho, possibilitará vistas ao local também durante os dias de semana e não apenas aos domingos. Em relação ao Centro Cultural Banco do Brasil, que ocupará prédio da antiga Secretaria de Estado de Segurança Pública, Eliane Parreiras anunciou o término das obras para o segundo semestre.

A secretária citou ainda o Museu da Gruta de Maquiné, marco 5 da Rota das Grutas Peter Lund, que está sendo implantado em área de 400 metros quadrados (m2). A inauguração está prevista para 13 de junho. No local, haverá exposição digital de espécimes da flora e da fauna de Minas, com ênfase para a região do cerrado.

Informações Eliane Parreiras destacou ainda como diretriz importante a criação do centro de informação ao visitante, já em funcionamento desde janeiro, no prédio Rainha da Sucata, com funcionários bilíngues preparados para atender o turista da melhor maneira possível.

Está também prevista, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, melhor sinalização da cidade, com a colocação de placas indicativas em locais estratégicos. Durante as duas copas, o atendimento será reforçado. O governo do estado não se esqueceu também da Casa Fiat. A abertura do novo espaço está prevista para maio do ano que vem. Além disso, estão em curso as reformas no Palácio das Artes e na Serraria Souza Pinto.

Realizações de ações visando divulgar a cultura mineira também estão em pauta. Muita coisa, segundo a secretária, deverá ser anunciada nos próximos meses. “Estou muito otimista. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas com certeza aproveitaremos tanto a Copa das Confederações como a Copa do Mundo para mostrar o grande potencial da cultura mineira em todas as suas áreas. Temos produção intensa e rica. Não há quem visite o estado e não se deslumbre com nosso patrimônio histórico, artístico e cultural”, afirmou Eliane Parreiras.

MAIS SOBRE E-MAIS