Maria Coeli de Almeida Vasconcelos lança coletânea de poemas 'É triste, mas não é de soluçar'

Escritora, produtora e fotógrafa reúne quase 50 anos de poesia num único volume

por Carlos Herculano Lopes 16/05/2013 08:45

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Túlio Santos/EM/D.A Press
Maria Coeli lança livro de poemas escritos ao longo de mais de 40 anos (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Reunir quase 50 anos de poesia num único volume, ainda mais levando-se em conta que escreveu a vida inteira, não foi tarefa fácil para a escritora, produtora e fotógrafa Maria Coeli de Almeida Vasconcelos, que lança nesta quinta-feira em Belo Horizonte a coletânea de poemas 'É triste, mas não é de soluçar'. A organização dos textos, que há muito estavam guardados, foi feita com a ajuda da filha, a pedagoga Paula Taunay.


Nascida em Belo Horizonte, onde estudou no Colégio Santa Maria e no Instituto de Educação, mas desde os 17 anos vivendo em Brasília, para onde foi com a família “numa época em que a cidade estava ainda começando”, Maria Coeli estudou comunicação social e educação artística. Ela conta ainda que escreve desde a adolescência. Daí não ter sido fácil reunir, num único livro, a essência da sua poesia. “Mas resolvi enfrentar o desafio e, finalmente, posso mostrar meu trabalho literário para as pessoas”, diz.


Além da literatura, Maria Coeli se dedicou durante vários anos à produção de vídeos, tendo realizado vários trabalhos sobre a história oral em torno de Brasília. De 1995 a 2000, em Minas, realizou pesquisa sobre o pintor Manoel da Costa Ataíde, que resultou em 'Ataíde: sua obra e seu tempo'.


A artista, que continua vivendo em Brasília, ainda encontra tempo para o desenho. Todas as ilustrações de 'É triste, mas não é de soluçar' foram feitas por ela no computador. “Foi uma experiência maravilhosa. Num dos desenhos que integram o livro retrato a Serra de São José, em Tiradentes”, diz a poeta.

É triste, mas não é de soluçar
Lançamento do livro de Maria Coeli. Nesta quinta-feira a partir das 19h30, na Livraria Saraiva, Diamond Mall, Avenida Olegário Maciel, 1.600, Santo Agostinho

MAIS SOBRE E-MAIS