Organizadores do Fórum das Letras de Ouro Preto anunciam parte de sua programação

Para evitar as chuvas do fim do ano, evento foi antecipado e começa no próximo dia 29

por Carlos Herculano Lopes 08/05/2013 08:36

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Jordano Prado/Divulgação
Adélia Prado vai abrir o fórum, que vai concentrar a maioria de suas atividades no Cine Vila Rica (foto: Jordano Prado/Divulgação )
A um ano de completar sua 10ª edição, sempre no início de novembro, o Fórum das Letras de Ouro Preto teve sua data alterada e será realizado entre 29 de maio e 2 de junho, com o tema “Literatura da origem”. Um dos eventos literários mais charmosos do país, o fórum teve seu lançamento oficial ontem, no Sesc Paladium, em Belo Horizonte.

A mudança se deu, segundo a curadora, Guiomar de Grammont, devido à ocorrência de fortes chuvas, tão comuns no fim do ano. Guiomar contou também que, como o feriado de Corpus Christi vai começar no dia 30, isso poderá atrair a Outro Preto mais visitantes interessados em literatura.

 

A abertura do fórum, cujos debates são realizados na sua maioria no Cine Vila Rica, contará com a poeta Adélia Prado. A escritora, que vive em Divinópolis, será homenageada com a apresentação do espetáculo 'Mulheres em chama', com a leitura de poemas por alunos do Departamento de Artes da Ufop – Universidade Federal de Ouro Preto.

Entre outros convidados, já estão confirmadas as presenças dos escritores Affonso Romano de Sant’Anna, Antonio Torres, Fernando Pinto do Amaral, Mino Carta, Paulo Markum, Adriana Armony, Ângela Lago e Maria Esther Maciel. Como desde a sua primeira versão o Fórum das Letras se preocupou em ampliar os laços culturais entre o Brasil e outros países de língua portuguesa, desta vez um dos convidados será Francisco Veigas, ex-ministro da Cultura de Portugal.

“As literaturas de origem africana e indígena também serão destaque, com a presença de Nei Lopes, Elisa Lucinda e de Daniel Manduruku”, informa Guiomar de Grammont. Temas ligados ao jornalismo e à Justiça também serão debatidos no encontro, além das mudanças ocorridas no universo literário, sobretudo com o crescimento da internet. Flávio Carneiro, Vivian Wyler e Lúcia Riff vão falar sobre o assunto.

l Letrinhas
Outra atração é o Fórum das Letrinhas. Com curadoria da professora Tereza Gabarra, as palestras, conversas com autores, oficinas e outras atividades paralelas, todas direcionadas a alunos das escolas de Ouro Preto e seus distritos, vão começar uma semana antes da abertura do evento principal. “Nossa maior preocupação com o Fórum das Letrinhas é ajudar na formação de futuros leitores”, diz Tereza Gabarra.

9º FÓRUM DAS LETRAS DE OURO PRETO
De 29 de maio a 2 de junho, em Ouro Preto, no Cine Vila Rica (Praça Reinaldo Alves de Brito, Centro) e outros locais. Informações: (31) 2535-5257 ou www.forumdasletras.ufop.br

MAIS SOBRE E-MAIS