Artes mineira e brasileira estão representadas em 140 obras que serão leiloadas no Museu Inimá de Paula

Arrecadação é totalmente destinada para melhorar a infância e mudar o futuro de pelo menos 3 mil crianças de Belo Horizonte

23/04/2013 08:03

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Marcos Vieira/EM/D.A Press
Exposição no Inimá de Paula permitiu aos interessados conhecer os trabalhos que serão leiloados hoje (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
O Museu Inimá de Paula recebe nesta terça-feira, a partir das 20h, o 13º Leilão de Arte da Jornada Solidária Estado de Minas. O evento, que integra o calendário cultural da cidade, reúne peças doadas por artistas e galerias e, além do objetivo assistencial, permite ao colecionador arrematar trabalhos que compõem um painel representativo da arte produzida em Minas e no Brasil. A arrecadação é totalmente destinada para melhorar a infância e mudar o futuro de pelo menos 3 mil crianças de Belo Horizonte.

No total, serão leiloadas 140 obras, entre esculturas, aquarelas, desenhos e gravuras de diferentes estilos e técnicas, doadas pelos artistas José Bento, Yara Tupynambá, Fernando Velloso, Fernando Lucchesi, Chanina, Marcos Coelho Benjamin, Jayme Reis, Fernando Pacheco e vários outros. Há peças raras e curiosas, como um quadro pintado, em 1966, pelo ex-presidente Jânio Quadros e doado pelo presidente da Fundação Inimá de Paula, Paulo Ramiz Lasmar.

Toda a renda do leilão será revertida para as 17 creches atendidas e um abrigo em Belo Horizonte. Pela primeira vez, vão participar dois leiloeiros: Errol Flynn Júnior, da Errol Flynn Galeria de Arte, e Cristiano Gomes Ferreira, do Palácio dos Leilões. São esperadas cerca de 300 pessoas no evento que é aberto ao público.

Marcos Vieira/EM/D.A Press
(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Jornada


Desde que foi criada, em 1965, a Jornada Solidária vem passando por grandes transformações, de modo a se adequar ao perfil mais condizente com o momento histórico. Atualmente, a iniciativa é presidida por Nazareth Teixeira da Costa, que coordena o leilão de hoje à noite, ao lado de Isabela Teixeira da Costa.

A renda anual arrecadada nos eventos é destinada para a melhoria das condições físicas das creches atendidas, incluindo não só a parte estrutural, como também o mobiliário. Além do leilão, a Jornada Solidária promoveu neste semestre o Torneio Empresarial de Tênis Estado de Minas. Já no segundo semestre serão realizados o Feijão Solidário, bazar de roupas e a festa de Natal para as crianças das creches atendidas pela iniciativa.

13º Leilão de Arte da Jornada Solidária Estado de Minas
Nesta terça-feira, às 20h, no Museu Inimá de Paula, Rua da Bahia, 1.201, Centro. Informações: (31) 3123-4320. Entrada franca.

MAIS SOBRE E-MAIS