Livro 'Reprograme' aborda o papel dos museus na era da informação

Lançamento da publicação será nesta quinta-feira no Museu das Minas e do Metal

04/04/2013 08:21

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Reproduções/Reprograme
Ilustração do livro Reprograme, organizado pelo jornalista Luis Marcelo Mendes (foto: Reproduções/Reprograme)
Organizado pelo jornalista carioca Luis Marcelo Mendes, 'Reprograme' aborda o papel dos museus na era da informação. O livro tem lançamento nesta quinta-feira, às 19h30, no Museu das Minas e do Metal. Concebida como projeto colaborativo, a publicação aborda questões em debate por pensadores de museus e reúne artigos, entrevistas e palestras de autores brasileiros e estrangeiros. Em pauta, a evolução do papel do museu na construção e distribuição do conhecimento, o impacto das novas tecnologias, a participação na comunidade e o engajamento, por meio de estratégias inovadoras, para envolver o público nas trocas com a arte, artistas e experiências cotidianas.

O livro traz cases de várias instituições museológicas do mundo, como o Museu de Arte Moderna (MoMA) e o New Museum, em Nova York, os museus do Louvre e D’Orsay, em Paris, o Yerba Buena Center for the Arts, em São Francisco, na Califórnia, entre outros. No Brasil, é destacada a experiência inovadora do Museu das Minas e do Metal (MMM), cuja rede social – a Rede MMM, disponível em www.mmm.org.br, com cerca de 900 seguidores – estende o passeio pelo museu na internet, com conteúdos postados pelos próprios visitantes.

Jornalista há 20 anos, Luis Marcelo Mendes atua junto a instituições públicas e privadas no desenvolvimento de projetos de comunicação, branding, mídias digitais, editoriais, exposições e ações promocionais. Este ano, ele participará de alguns eventos na área, entre eles o Museum and the web (Portland, EUA), Museum next (Amsterdã, Holanda) e seminário na Casa do Saber (RJ).

Durante o lançamento em Belo Horizonte, haverá debate sobre o tema com o público e dois especialistas: Alysson Lisboa, especialista em comunicação digital interativa e professor do UniBH, e Ana Paula Gaspar, coordenadora de comunicação digital e mídias sociais do MMM.

Reprograme
Lançamento do livro e debate. Nesta quinta-feira, às 19h30, no Museu das Minas e do Metal, Praça da Liberdade, s/nº, Funcionários. Entrada franca. Informações: (31) 3516-7200.

MAIS SOBRE E-MAIS