Galeria de Arte da Cemig recebe exposição Energia Minimalista

Escritor e artista digital mineiros criaram peças minimalistas com ícones da música e do cinema, promovendo reflexão irreverente sobre desperdício de energia elétrica

por Fernanda Machado 27/02/2013 10:37

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação
Traços chamam para o combate ao desperdício; clique para ver maior (foto: Divulgação)
A eficiência energética é um tema que há décadas desafia as concessionárias de energia do Brasil, meio acadêmico e profissionais da área. E que deveria mobilizar não apenas esse pequeno círculo, mas toda a sociedade.

Para ir além do debate técnico, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) abre suas portas para o trabalho do escritor Adriano Docconi e do artista digital Francisco Valle, que transportam para o design o combate ao desperdício de energia elétrica.

Em doze pôsteres, ícones da música e do cinema são retratados com o mínimo de traços, provocando uma irreverente reflexão sobre o consumo consciente.

Referências a John Lennon, Amy Winehouse, Kiss, David Bowie, Elvis Presley e ao rapper Snoop Dogg, na música; e a Charles Chaplin, Harry Potter, Guerra nas Estrelas, V de Vingança, Laranja Mecânica e Wolverine, no cinema, fazem parte da mostra.

Divulgação
John Lennon, 'Laranja Mecânica', Kiss e 'Guerra nas Estrelas' aparecem em traços mínimos, traduzindo a mensagem pelo consumo consciente (foto: Divulgação)

Em 2012, Francisco Valle foi escolhido pela revista alemã Lürzer's Archive como o melhor ilustrador do mundo e também ficou em 1º lugar mundial na categoria Artista Digital. Adriano Docconi, além de receber a 2ª colocação nacional como redator na mesma publicação, em 2013 estréia como escritor no livro de contos, “80 Wissenschaft Fictions Stories aus der ganzen Welt“ a ser publicado também na Alemanha. A dupla trabalha atualmente na agência Perfil 252 que atende a conta de publicidade da CEMIG.

A exposição Energia Minimalista pode ser visitada de 27 de fevereiro a 4 de março na Galeria de Arte da CEMIG, das 8 às 19 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. A galeria fica no Edifício-Sede da Cemig e o endereço é na Avenida Barbacena, número 1.200, andar térreo, Bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte.

A exposição faz parte da programação do 1º Workshop de Eficiência Energética da Abradee, que acontece simultaneamente no edifício-sede da Cemig.

MAIS SOBRE E-MAIS