Revista 'Expedição Cultural' circula neste domingo com o Estado de Minas

Edição reúne reportagens sobre a trajetória de 10 grupos de teatro de vários estados do país

por Sara Lira 23/02/2013 08:52

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
(Rodrigo Clemente/Esp. EM/D.A Press)
Atração do FIT 2012, 'Sua incelença Ricardo III' revelou aos mineiros o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, de Natal (foto: (Rodrigo Clemente/Esp. EM/D.A Press))
O encantamento das artes cênicas na vida das pessoas foi o tema da terceira edição do concurso Expedição Cultural. O público foi convidado a narrar suas experiências de vida relacionadas ao teatro. Mais de 100 participantes relataram histórias e a vencedora foi a do aposentado Eustáquio Franco, de 67 anos, que assistiu a um espetáculo pela primeira vez aos 55, na companhia da esposa, Adelma Campolina Franco. “Cresci em uma cidade do interior e me mudei para a capital ainda jovem. Com os compromissos da vida não tive a oportunidade de ir ao teatro. Há 12 anos fomos pela primeira vez a um espetáculo e nunca mais deixamos de ir”, contou ele, que diz não perder uma atração da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança.

O primeiro colocado foi anunciado na quarta-feira. Eustáquio ganhou uma viagem com direito a pacote cultural e poderá escolher como destinos São Paulo, Rio de Janeiro ou Salvador. Atores de Belo Horizonte apresentaram a cerimônia de premiação com performances teatrais. Além de incentivar os participantes a contar suas histórias envolvendo as artes cênicas, uma equipe do jornal Estado de Minas visitou 10 grupos teatrais de seis estados. O dia a dia, a forma de produção e os trabalhos de cada um deles foram acompanhados de perto.

As companhias foram escolhidos depois de votação popular, a partir de uma lista de 20 grupos indicados por uma comissão de especialistas. Os 10 selecionados foram o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare (RN), Grupo Bagaceira de Teatro (CE), Dimenti (BA), Grupo Oficcina Multimédia (MG), Grupo Galpão (MG), Armazém Companhia de Teatro (RJ), Nós do Morro (RJ), Teatro de Anônimo (RJ), Giramundo Teatro de Bonecos (MG) e Cia São Jorge de Variedades (SP).

REPERCUSSÃO
A importância do Expedição Cultural para as artes cênicas foi destacada por integrantes de companhias teatrais. Para o ator e produtor do grupo Bagaceira de Teatro, de Fortaleza, Rogério Mesquita, um dos visitados pelo projeto, o concurso valoriza e estimula a produção das artes cênicas. “Desejo que mais promoções aproximem o público dos grupos de teatro de pesquisa, que são aqueles que apostam em um repertório mais apurado, fruto de estudo”, afirmou. “Foi uma honra ter feito parte da seleção de 20 grupos que são referências no país e ter ficado entre os 10 foi uma surpresa.”

Teuda Bara, atriz e fundadora do Grupo Galpão, de BH, afirma que foi um privilégio estar entre os 10 grupos visitados pela equipe do concurso. “É uma ideia justa fazer essa homenagem ao teatro. A gente faz teatro na rua e temos contato com o público. A diversidade do que apresentamos é que faz com que as pessoas gostem da gente”, avaliou.

A secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, uma das integrantes da comissão julgadora, disse que o concurso contribui para a divulgação do trabalho de importantes companhias do país. “O Expedição influencia a sociedade a consumir mais cultura e a conhecer mais a diversidade brasileira. Foram visitados grupos representativos de vários estados, o que demonstra a riqueza cultural do país”, destacou.

O projeto Expedição Cultural é uma realização do jornal Estado de Minas e do Grupo Diários Associados, com patrocínio da Petrobras.


Na vitrine

A revista Expedição Cultural começa a circular neste domingo nas bancas. Na publicação, o leitor vai conferir matérias especiais, que trazem a história e os detalhes do trabalho dos 10 grupos selecionados, que compõem um painel dos diferentes estilos de teatro desenvolvidos no Brasil, das grandes produções para o palco até os espetáculos de inspiração popular. Assinantes do EM vão receber a revista encartada na edição de amanhã. Nas bancas, Expedição Cultural será vendida por R$ 5,90.

MAIS SOBRE E-MAIS