Imagem de crianças mortas na Faixa de Gaza vence maior prêmio de fotojornalismo

Vencedor receberá 10 mil euros. A 56ª edição do World Press Photo agraciou 54 fotógrafos de 32 países

por Estado de Minas 16/02/2013 07:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
FREDRIK SANDBERG/AFP
O sueco Paul Hansen venceu o World Press Photo com foto feita em Gaza (foto: FREDRIK SANDBERG/AFP)
A foto de homens carregando duas crianças mortas na Faixa de Gaza, feita em novembro, foi a vencedora do prêmio World Press Photo, o maior do fotojornalismo mundial. O autor é o sueco Paul Hansen, que fazia um trabalho para o jornal Dagens Nyheter.

A imagem foi capturada durante a ofensiva de Israel na região, que é dominada pelo Hamas. Mais de 60 palestinos e sete israelenses morreram durante os oito dias de ofensiva, que terminou em um cessar-fogo assinado depois de intermediação do Egito.

A fotografia vencedora revela que o ataque de mísseis israelenses destruiu a casa onde viviam as duas crianças. O pai dos meninos, que tinham 2 e 3 anos, foi morto durante o ataque, e a mãe foi transportada para o hospital em estado grave.

"A força da imagem surge pela forma como contrasta a raiva e a tristeza dos adultos com a inocência das crianças. É uma fotografia que nunca esquecerei", disse Mayu Mohanna, um dos integrantes do júri da edição de 2012 do prêmio mundial de fotojornalismo.

O vencedor da 56ª edição do World Press Photo foi anunciado ontem, em Amsterdã, Holanda. Paul Hansen receberá 10 mil euros pelo prêmio, que será entregue em uma exposição, entre 25 e 27 de abril. A entidade premia fotos em nove categorias, em que foram agraciados 54 fotógrafos de 32 países.

MAIS SOBRE E-MAIS