Revista de BH traduz mundo islâmico para leitor brasileiro

Lançada na capital mineira, Âyiné traz proposta editorial ousada com bom repertório de articulistas

31/01/2013 19:05

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Riccardo Zipoli/Divulgação
Châh-Bahâr, em foto de Riccardo Zipoli que integra mostra no Belas Artes (foto: Riccardo Zipoli/Divulgação)
O cenário político e cultural do universo islâmico ainda é pouco conhecido dos brasileiros e, muitas vezes, alvo de análises superficiais e ideológicas. Para contribuir com a mudança desse panorama, será lançada hoje em BH a revista Âyiné. Com artigos e ensaios inéditos, de autores brasileiros e estrangeiros, a publicação tem como objetivo aproximar o Brasil dos países de cultura islâmica.

De acordo com os responsáveis pela revista, a linha editorial permitirá que o leitor tenha contato aprofundado com os países de cultura islâmica. Os editores destacam ainda que o conteúdo se distanciará do que é noticiado pela mídia tradicional.

Entre os ensaios que integram o primeiro número estão “A guerra mundial às drogas e o paradoxo iraniano”, de Maziyar Ghiabi; “O humor no mundo árabe e islâmico”, de Paola Branca; “O cavaleiro das palavras estranhas”, de Milton Hatoum; “Nostalgia do passado: chave de leitura do Islã de hoje?”, de Biancamaria Scarcu Amoretti; além de poemas, resenhas e entrevista.

Integra o primeiro número ensaio visual com imagens de Bandar-e ‘Abbâs, Châh-Bahâr, Ormuz e Qesmh, de Riccardo Zipoli

O lançamento será hoje, às 21h, no Cine Usiminas Belas Artes, Rua Gonçalves Dias, 1.581, Lourdes. Na ocasião será aberta a exposição Um golfo, um estreito e um mar (1975-1995), do fotógrafo italiano Riccardo Zipoli, que fica no local até 3 de março. Na ocasião será apresentado show da cantora italiana Ambra Drius.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE E-MAIS