Peças teatrais alimentam o universo poético do fotógrafo Guto Muniz

Mostra Foco in cena traça um panorama dos palcos mineiros nos últimos anos

por Walter Sebastião 28/12/2012 09:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Guto Muniz/divulgação
O teatro ganha novo prisma sob as lentes de Guto Muniz (foto: Guto Muniz/divulgação)

Quem for passear na Praça da Liberdade – local agradável para enfrentar o calor no fim de ano – tem programa cultural de primeira: visitar o Memorial Minas Gerais Vale, onde está em cartaz a retrospectiva de 25 anos de carreira de Guto Muniz, um dos melhores fotógrafos em atividade em Belo Horizonte.

A mostra Foco in cena é oferece um panorama dos palcos mineiros nos últimos anos. Guto se dedica, amorosamente, a registrar espetáculos – sobretudo peças de teatro. Suas fotos têm tamanha qualidade que se emancipam da finalidade de apenas registrar peças em cartaz. Tornam-se o universo poético de um artista singular.
“Sou alguém que vive intensamente a emoção do teatro”, explica Guto Muniz. “Teatro é lugar mágico onde se pode viver as coisas de forma presencial. Também sou apaixonado por cinema. São histórias lindas, maravilhosas, mas distantes. Por mais fantasioso que seja, o teatro está ali na sua frente, é real”.
Foco in cena reúne 120 imagens realizadas desde 1987. A mostra surgiu a partir do site criado por Guto para disponibilizar seu rico – e histórico – acervo. As primeiras imagens, recorda ele, foram feitas com filme e equipamentos analógicos. “Tinha de ficar concentrado, esperando o momento exato da foto e torcendo para que tudo desse certo”, conta ele.
Os equipamentos digitais permitiram a Guto criar séries mais extensas, além de o instigarem a experimentar, explorar novos ângulos, testar outras técnicas e, sobretudo, ficar mais atento a momentos especiais da atuação do ator.
“Desde o começo, o olhar é o mesmo: atenção concentrada na cena procurando traduzir a emoção do espetáculo em imagens”, conclui Guto.
FOCO IN CENA
Local: Memorial Minas Gerais Vale Endreço: Praça da Liberdade, Funcionários Telefone: (31) 3309-1117 De terça-feira, 31, a sábado, 6 das 10h às 18h; quinta-feira, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 15h30. O espaço ficará fechado de domingo a 1º de janeiro Em cartaz até 31 de janeiro
GALERIA VIRTUAL
Quem quiser conferir mais fotos de Guto Muniz pode acessar o site www.focoincena.com.br, criado pelo fotógrafo para comemorar seus 25 anos de carreira. Praticamente todas as trupes que se apresentaram na capital mereceram registro do talentoso artista.


MAIS SOBRE E-MAIS