Projetado por Oscar Niemeyer, Teatro Municipal de Uberlândia é inaugurado nesta quinta-feira

Edifício de três pavimentos em concreto armado foi desenhado pelo arquiteto em 1989

por Bossuet Alvim 20/12/2012 18:02

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Muriel Gomes/Prefeitura de Uberlândia/Divulgação
(foto: Muriel Gomes/Prefeitura de Uberlândia/Divulgação)
 

O extenso legado de Oscar Niemeyer, falecido no último 5 de dezembro, ganha mais um item a partir da noite desta quinta-feira, 20, quando será inaugurado o Teatro Municipal de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Projetado pelo arquiteto em 1989, o prédio só começou a sair do papel em 1997 e consumiu ao todo, segundo a prefeitura da cidade, cerca de R$ 25 milhões, divididos entre aplicações do próprio município e recursos captados através da Lei Rouanet.

 

Veja fotos do Teatro Municipal de Uberlândia

 

Leia o especial do EM.com sobre Oscar Niemeyer

Muriel Gomes/Prefeitura de Uberlândia/Divulgação
(foto: Muriel Gomes/Prefeitura de Uberlândia/Divulgação)

 

O edifício circular em concreto armado foi erguido com três pavimentos e corredores externos que correm ao longo da estrutura, em área construída de cinco mil metros quadrados. De acordo com as informações divulgadas pelo Executivo municipal, o público desfrutará de 819 poltronas, com espaços adequados a deficientes físicos e obesos. O palco interno pode ser adaptado para o espaço aberto ao redor do teatro, transformando os jardins do prédio em um anfiteatro com capacidade para 25 mil pessoas.

 

Veja também

 

Fotógrafo italiano especializado em arquitetura visita BH em busca de novidades

 

Famosos lamentam morte de Oscar Niemeyer no Twitter

 

Mostra volta a unir Museu de Arte da Pampulha à Casa do Baile

 

Aberto ao público apenas 15 dias após a morte do arquiteto, o espaço funciona como homenagem ao projetista. O prefeito da cidade, Odelmo Leão, acredita que a população de Uberlândia recebe a edificação como "uma grande conquista artística, cultural, arquitetônica e, até mesmo, econômica". Entre os dias 21 e 23 de dezembro, uma programação especial apresentará o Teatro Municipal aos uberlandenses com promoção de espetáculos, performances e mostras de artistas locais. Para conferir a agenda completa das apresentações, acesse o site da Prefeitura de Uberlândia.



MAIS SOBRE E-MAIS