Festival de Arte Digital traz novidades para BH

por Estado de Minas 23/09/2012 11:09

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Medium Video Projection/divulgacao
Destaque do FAD no ano passado: Hydrostatic journey of the origins of consciousness, de Brandon Barr (foto: Medium Video Projection/divulgacao )
A sexta edição do Festival de Arte Digital (FAD) em BH traz novidades na programação e também no endereço: o evento será promovido de 5 de outubro a 16 de novembro, na Funarte (Rua Januária, 68, Bairro Floresta). Contemplado no Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012, o festival seguirá um formato diferenciado em relação aos anos anteriores. A programação tradicional, que inclui as performances, instalações e simpósios, foi elaborada para uma edição mais compacta, mas que se destaca pela qualidade dos profissionais e instalações apresentadas.

O tema escolhido é Interfaces relacionais. Entre as novidades está a celebração de parceria com o Momento Itália/Brasil (MIB), permitindo o intercâmbio entre artistas italianos e brasileiros. Outro destaque da programação é o lançamento do livro FAD, viabilizado com recursos do programa Filme Minas e patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). A programação completa, incluindo a seleção dos artistas convidados para esta edição e seus trabalhos, será divulgada em breve.

Na edição do ano passado, o festival teve a cinética como tema e apresentou obras que realizavam diálogo entre si de forma mais próxima e contínua. Foram apresentados 21 trabalhos, entre performances, instalações e oficinas, originários de países como França, Itália, Alemanha, EUA, Portugal e Brasil. Entre os destaques, a instalação Hydrostatic journey of the origins of consciousness, do artista norte-americano Brandon Barr. Deitado em um colchão d’água, o espectador assistia a vídeo projetado em uma tela. A câmera, posicionada no fundo de um tanque, filmava, apontada para o céu, enquanto o tanque era transportado de Kansas ao Rio Missouri e de volta à cidade.

MAIS SOBRE E-MAIS