Cortejo de abertura do FIT leva personagens conhecidos de BH às ruas da cidade

Loira do Bonfim, Cintura Fina, Hilda Furacão e as tradicionais beatas foram alguns dos personagens que participaram do cortejo cênico que abriu o FIT 2012

por Marcello Oliveira 09/06/2012 15:56

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Euler Júnior/EM/D.A PRESS
(foto: Euler Júnior/EM/D.A PRESS)
Quem nunca se apavorou com as histórias da loira do Bonfim ou se divertiu com os casos de Cintura Fina e Hilda Furacão? Esses personagens, alguns reais, outros lendários, protagonizaram o cortejo de abertura do Festival Internacional de Teatro Palco & Rua (FIT-BH), na manhã deste sábado (09) pelas ruas da região Centro-Sul de Belo Horizonte.

 

Cliquei aqui e veja mais imagens do cortejo Abre-Alas do FIT 2012!

Cerca de 500 pessoas deixaram a Praça da Liberdade em um cortejo cênico que chegou na Savassi. No caminho, pausas para incenações arrancavam olhares curiosos do público, como o casamento do Frei Malthus com a prostituta Hilda Furacão, assistido pelas beatas mineiras, figuras conhecidas da história de Belo Horizonte.

Consulte no mapa virtual onde serão os espetáculos do FIT BH 2012

O cortejo, denominado pela organização do FIT de 'Abre-Alas, trouxe figuras representantes do folclore e da tradicional família mineira, além de muitos outros personagens que homenagearam e coloriram a cidade. Para transformar a avenida Cristovão Colombo em um grande baile, com com direito à birutas, leques, tecidos, máscaras, elementos circenses e até fanfarra dos músicos da banda Treme Terra da cidade de Santa Luzia, o trânsito para veículos foi interrompido.

A abertura do FIT é resultado da oficina Montagem “Abre-Alas”, idealizada pela Companhia Lume Teatro, de Campinas (SP), com a parceria do Grupo Trampulim, de Belo Horizonte. Em cinco dias de atividades, 70 pessoas, entre atores, bailarinos, músicos e artistas circenses, artistas plásticos e performers trabalharam sob a pedagogia desenvolvida pelo Lume, que transmite seus métodos de treinamento físico e vocal para a atuação em lugares abertos (ruas, praças e outros lugares não-convencionais).

 

(Com Carolina Braga)

MAIS SOBRE E-MAIS