Intercâmbio cultural

por Estado de Minas 05/05/2012 07:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
David Lara/Divulgação
Cena do espetáculo Paracasoscia, da Cia. Botega, que integra programação do Momento Itália Brasil (foto: David Lara/Divulgação)
A embaixada da Itália, com apoio do Ministério da Cultura, realiza o Momento Itália Brasil a partir de hoje, em Minas Gerais. A edição é dedicada à música, dança, teatro e memória da imigração italiana. A programação vai até 6 de junho, em Belo Horizonte, Ibirité, Ouro Branco, Ouro Preto e São João del-Rei. Algumas atrações convidadas aproveitarão a passagem pelo Brasil e ainda irão para o Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul.

A agenda, que visa oferecer um intercâmbio entre Brasil e Itália e mostrar novas tendências e clássicos da arte, inclui atrações como a Compagnia Botega, grupo de dança italiana que mescla a lírica clássica com hip-hop; uma versão da Traviata apresentada pela companhia de dança Artemis Danz; e a cantora e compositora Patrizia Laquidara, jovem revelação da música popular italiana.

Residência artística, workshops, encenações retratando as desventuras de imigrantes e pesquisas sobre o tema também farão parte do evento.

Hoje, às 10h, no Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (Rua Guajajaras, 1.268. Lourdes), será realizada jornada dedicada à imigração italiana, com apresentação da pesquisa Terra, cultura e patrimônio dos italodescendentes de Minas Gerais (Itueta, São João del-Rei, Machado e Poços de Caldas), realizada pelo Departamento de Antropologia Cultural da Universidade La Sapienza, de Roma.

No dia 15, a atração é o show de Patrizia Laquidara, na Sala João Ceschiatti do Palácio das Artes. A Cia. Artemis Danza faz sua apresentação em 1º de junho, no Sesc Palladium; e, no dia seguinte, no mesmo local, é a vez da Compagnia. Botega, com o espetáculo Paracasoscia. Informações e programação completa no www.festivalpalcoitalia.com.br.

MAIS SOBRE E-MAIS