Biografia de Dave Grohl traça perfil do ex-Nirvana e líder do Foo Fighters

Escrita pelo jornalista Paul Branningan, This is a call conta história do roqueiro desde suas origens, no Nirvana

por Correio Braziliense 30/04/2012 11:13

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Divulgação
(foto: Divulgação)

Quem viu (ao vivo ou pela tevê) o show do Foo Fighters no Lollapalooza Brasil (7 de abril), sendo ou não fã da energia dos riffs do grupo, pode ter reconhecido no vocalista Dave Grohl um grande músico. Com bons álbuns, apresentações lotadas e uma mistura agradável de descaramento e rebeldia, ele parece validar a velha imagem do rock star que convoca multidões aos gritos.

O ex-baterista do Nirvana é, hoje, como jornais e fãs costumam dizer, “o cara mais legal do rock”. Pois em This is a call: a vida e a música de Dave Grohl — não confunda com o single do disco homônimo de estreia, de 1995 —, biografia não autorizada, o jornalista Paul Brannigan desvenda e revela fatos, histórias e faces, segundo ele, pouco conhecidas e exploradas do roqueiro.

Brannigan, ex-editor da revista Kerrang!, é especialista nos gêneros que compõem a gênese do Foo Fighters: punk, hard rock e grunge. Ele conheceu Grohl há 15 anos, numa entrevista bastante atrapalhada, em Londres: perdeu a gravação da fita cassete e teve que suplicar por mais uma oportunidade. Desde 1997 — ano do melhor trabalho de estúdio, The colour and the shape —, o repórter já conversou com ele e outros membros e ex-componentes da banda uma porção de vezes.

O resultado é uma biografia que, apesar de não autorizada, revela um pouco mais do universo deste cantor multifacetado que é Dave Grohl. "Do Nirvana ao Foo Fighters, do sentimento de irmandade à rivalidade amarga, da ascensão à queda, esta é a história do homem que mudou a música para sempre", diz a sinopse do livro. Fica a dica.

SERVIÇO:

This is a call: A vida e a música de Dave Grohl, (400 páginas, editora Leya)

Autor: Paul Brannigan
R$ 39,90 

 

 

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE E-MAIS