Mostra promovida pela Fundação de Arte de Ouro Preto mistura o popular e o chique

Exposição na Galeria de Arte Nello Nuno transforma grifes de luxo no popular quitute

por Agência Estado 27/04/2012 14:58

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação / Faop
(foto: Divulgação / Faop)

Em maio, o “bom gosto” invade a Galeria de Arte Nello Nuno, da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), com a exposição Pamonha Pamonha Pamonha. A mostra é uma provocação do artista de Lamounier Lucas que mistura o popular e o chique. Em uma oposição aos objetos de desejo elitistas, o artista criou peças que representam pamonhas com embalagens inspiradas em marcas luxuosas.

Imagine se no lugar da tradicional palha de milho envolvendo o quitute, encontrar marcas famosas de cosméticos, vestuário, joalheria, automóveis, e acessórios de viagem, como Christian Dior, Dolce & Gabana, Prada, Lancôme, Mercedes-Benz, Rolex e outras? Segundo Lamounier, a proposta é explorar o fascínio que o prestígio das marcas exerce sobre as pessoas, bem como questionar o apego a certos objetos simbólicos que definem o status social e se transformam em referências universais de consumo e pertencimento. Assim, o artista escolheu a pamonha, produto de baixo valor de mercado, mas de grande importância afetiva para muitas pessoas, como objeto-signo de contraponto, responsável por empreender uma crítica ao consumo da elite e ao fetichismo de tais mercadorias.

Lamounier é publicitário pela faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, artista plástico pela Escola Guignard da UEMG e especialista em Docência do ensino Superior pelo Centro Universidade Newton Paiva. Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG, seu objeto de estudo foi intervenções artísticas urbanas.A abertura da mostra será na próxima quinta-feira (03). Os trabalhos ficam disponíveis ao público até 26 de maio. A entrada é franca. A Galeria de Arte Nello Nuno funciona segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, e aos sábados, das 9h às 14h, na rua Alvarenga, 694, bairro Cabeças.

MAIS SOBRE E-MAIS