Escritor francês Emmanuel Carrère lança livro na Flip

05/07/2011 11:09
François Guillot/AFP
Emmanuel Carrère participa da Flip (foto: François Guillot/AFP)
Convidado da 9ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), onde participa da mesa Laços de família, na sexta-feira, às 15h, ao lado do escritor húngaro Péter Esterházy, o francês Emmanuel Carrère lança logo depois do encontroo livro Outras vidas que não a minha e relança um volume que reúne dois romances seus numa edição única, O bigode e A colônia de férias.
 
Em ambos os livros, o estilo literário de Carrère é bem diferente daquele que viria a adotar na década passada, da qual o mais representativo exemplar talvez seja mesmo o perturbador O adversário, transformado dois anos depois em filme dirigido por Nicole Garcia, indicado para a Palma de Ouro em Cannes. Sobre o personagem (real) do filme, o impostor Jean-Claude Roman, que se fez passar por médico e, em 1993, matou a família – a mulher, os filhos e seus pais –, quando o escândalo ameaçou vir à tona, Carrère revelou não ter mais contato com ele, recusando-se a admitir que Roman sofra de alguma doença mental. 
 
Carrère não esconde certo fascínio por personagens excêntricos. Fez do cineasta alemão Werner Herzog um deles no livro que leva o nome do diretor, quando era crítico de cinema, elegendo a si mesmo como protagonista de seu Um romance russo. Nesse livro, de 2003, ele vai atrás de um prisioneiro húngaro esquecido desde a 2ª Guerra num hospital psiquiátrico russo, o que o obrigou a retomar contato com a língua da mãe e do avô. 
 
No mais recente livro seu lançado aqui, Outras vidas que não a minha, seus personagens perdem literalmente o pé em condições catastróficas. São duas histórias que se complementam, as duas tendo Carrère como testemunha: na primeira, uma menina francesa que viajava com os pais morre no tsunami que atingiu o Sri Lanka há sete anos. Na segunda, ele acompanha a agonia de uma juíza, mãe de dois filhos, vítima de câncer. 

MAIS SOBRE E-MAIS