Médicos Sem Fronteiras abre exposição de fotos e vídeos em BH

por Eduardo Tristão Girão 03/02/2011 10:29
Baryal Zia/Divulgação
O pediatra mineiro Sérgio Cabral no Afeganistão, em missão humanitária em área atingida pela guerra (foto: Baryal Zia/Divulgação )
 
O pediatra Sérgio Cabral nasceu na cidade mineira de Bom Despacho e não tem moradia fixa. Ele é um dos voluntários da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras e colocou seu tempo à disposição de quem precisa desesperadamente de ajuda. Já esteve envolvido em 14 missões, muitas delas em outros países – atualmente, está na Região Serrana do Rio, devastada por enchentes mês passado. As histórias que ele e outros cerca de 40 brasileiros envolvidos têm para contar foram reunidas na exposição Experiências de vida, aberta hoje no piso NL do BH Shopping, em Belo Horizonte, com entrada franca.

“Nossa atividade engloba série de questões, como profissional, ética e humana. É preciso se superar pessoal e profissionalmente em lugares distantes e com problemas de saúde muito mais profundos que os do Brasil. São casos que assustam, pessoas muitas vezes negligenciadas. Não dá para resolver tudo, pois os problemas são muito grandes. É preciso superar-se o tempo todo. Ao final do dia a gente deita cansado e, algumas vezes, até frustrado, mas tem de acordar novo para trabalhar no dia seguinte”, relata o médico mineiro.

Fotos, vídeos e depoimentos registram pela primeira vez as experiências de profissionais brasileiros que atuam pela organização em países atingidos por catástrofes naturais, fome, conflitos armados e epidemias. Para se ter uma ideia, Sérgio já esteve no Sudão, Colômbia, Serra Leoa, Camboja, Quênia e Afeganistão, além de regiões brasileiras.

As histórias apresentadas são divididas de acordo com os eixos de atuação da organização (catástrofes, fome, conflitos e epidemias) e um monitor de 50 polegadas mostra um mapa digital com as fotos dos brasileiros em missão. Ao clicar no rosto do profissional, é possível saber onde nasceu, em quais países já trabalhou e onde está atuando no momento. O visitante também pode gravar em vídeo uma mensagem de incentivo para qualquer um deles.

SENTIMENTO

“No Brasil, temos muitas pessoas solidárias e que sabem do trabalho da organização, mas vendo a exposição dá para sentir melhor o que estamos fazendo. As imagens transportam a gente e dão visão mais dinâmica e profunda”, acredita Sérgio. Antes da capital mineira, a mostra esteve em cartaz no Rio de Janeiro, em Brasília e Niterói e foi vista por cerca de 44 mil pessoas. Ainda este ano, a exposição seguirá para São Paulo.

O conteúdo também pode ser visto no site www.experienciasdevida.org.br. Os internautas podem gravar seus recados para os profissionais da organização e participar do concurso dos vídeos: além de ganhar brindes, os vídeos mais acessados serão exibidos na exposição física.
 
Experiências de Vida
Exposição de fotografias, depoimentos e vídeos de brasileiros em missão pela organização Médicos Sem Fronteiras. Até dia 27, no piso NL do BH Shopping (Rodovia BR 356, 3.049, Belvedere). De terça a sexta-feira, das 14h às 20h; sábado e domingo, das 12h às 20h. Informações: (31) 3228-4213 e www.experienciasdevida.org.br. Entrada franca. 

MAIS SOBRE E-MAIS