Os Mutantes fazem show sábado em Itabira

Sob comando de Sérgio Dias e com Bia Mendes no vocal, banda faz show de graça

25/07/2008 07:00
Nino Andrés/Divulgação
Mutantes vai mostrar sucessos e guardar novas canções para lançamento do CD (foto: Nino Andrés/Divulgação)
Os Mutantes mostram sua nova cara sábado à noite, na Praça do Areão, em Itabira. Depois do show que marcou o retorno do grupo há dois anos, em Londres, eles agora estão concentrados na produção de novo álbum, que deverá ser lançado em setembro ou outubro deste ano. Sem o irmão Arnaldo Baptista e Zélia Duncan (que saíram ano passado), mas com o bom e velho Tom Zé como parceiro nas novas composições, o remanescente Sérgio Dias está cheio de gás e promete show recheado de sucessos. O evento faz parte da programação do 34º Festival de Inverno de Itabira e tem entrada franca.

Os fãs ardorosos não precisam se animar demais em relação às músicas que integrarão o próximo disco. “Vamos tocar um monte de músicas da banda e só uma nova. Ainda estamos gravando, por isso não vamos entregar o ouro para o bandido”, brinca Sérgio. Ele se refere a Mutantes depois, música composta recentemente e que o grupo disponibilizou para download gratuito. “Está todo mundo cantando e baixando muito essa música. Espalhou igual brasa. Honestamente, esperava que fosse assim. Afinal, foram 30 anos sem tocar”, afirma.

Dez novas canções já estão prontas, algumas delas escritas com Tom Zé. “O mais inusitado é que numa delas, ao contrário do que costuma acontecer, fiz a letra e ele a música”, comenta Sérgio. Foi com ele que os Mutantes fizeram as músicas 2001 e Qualquer bobagem, gravadas no segundo disco do grupo, de 1969. Sobre o estilo do álbum, o mutante se esquiva de uma definição para explicar: “Nunca deu certo colocar minha música em gavetas, mas chamo de rock and roll. Pode chamar de tropicalismo também”.

VIRGEM “Esse show é quase virgem no país. Tocamos mais lá fora do que aqui no Brasil”, observa. Para o repertório de sábado, o grupo garante Dunne buggy, Uma pessoa só, Jardim elétrico, Não vá se perder por aí, Caminhante noturno e Balada do louco, além da nova Mutantes depois, é claro. “Será parecido com o show do Barbican Theatre”, explica. Sérgio faz referência ao famoso show de Londres, em 2006, com Arnaldo Baptista e Zélia Duncan. Em abril deste ano, com a saída de Zélia, Sérgio apresentou a nova vocalista, Bia Mendes. “Ela está ótima no palco e tem assinatura forte de voz. Além disso, não tem outros compromissos, está por conta da banda”, elogia.

No primeiro show no Brasil, depois de três décadas de recesso, arrastaram cerca de 100 mil pessoas em São Paulo. Seguiu-se turnê internacional (a primeira da história do grupo) pelos Estados Unidos e Europa. Por falar nisso, o grupo planeja outra série de shows pelo exterior (Japão e China, inclusive) para o ano que vem, quando já terão lançado o disco no qual trabalham agora.

Mutantes depois - Show dos Mutantes. Sábado às 22h, na Praça do Areão, Bairro Areão, em Itabira. Informações: (31) 3835-2102. Entrada franca.

MAIS SOBRE E-MAIS