Tatuagem anal de Anitta faz mal à saúde? Especialista responde

Cantora escolheu região úmida e perigosa para fazer tatuagem, conforme explicou médica

Reprodução/Twitter
Anitta fazendo tatuagem na região anal (foto: Reprodução/Twitter)
 

Recentemente, a tatuagem de Anitta feita na região anal gerou um caos em escala nacional, após comentários do cantor Zé Neto. Os burburinhos por conta do desenho íntimo geraram até uma espécie de ‘CPI do sertanejo’, que colocou em evidência os acordos obscuros realizados entre pequenas prefeituras e artistas do gênero. Mas e a tatuagem? Ela existe, mesmo?

 

A tattoo de Anitta não só existe, como gera diversas dúvidas no público em geral. Por exemplo, se ela faz mal à saúde e pode causar problemas. Em entrevista para a Isoté, a Dra. Márcia Maria da Costa, que é Ginecologista e Obstetra das maternidades São Luiz, Pro Matre, Santa Joana, explicou os eventuais riscos gerados pela tatuagem da cantora, que escreveu ‘i luv u’ (eu amo você) na região.

 

Márcia explicou que, ao que tudo indica, a tatuagem feita por Anitta não deve mais causar problemas à ela, pelo tempo desde a sua realização. Mas que qualquer pessoa precisa estar atenta a fatores como a procedência da tinta e demais utensílios do tatuador.

 

“Além de problemas de reação alérgica à tinta, a realização de tatuagens em regiões de mucosa aumenta o risco de infecção, por se tratar de uma área potencialmente contaminada, onde os cuidados orientados pós-tatuagem não são tão fáceis de seguir. Claro que o tipo de tinta, procedência, forma de realização da tatuagem também podem contribuir com uma infecção, explicou a profissional.

 

O fato de Anitta ter escolhido uma região íntima e sensível para a realização da tatuagem é algo que deve ser ressaltado. A doutora citou ainda outras áreas mucosas, mais úmidas, que facilitam a proliferação de bactérias e infecções.

 

“O processo de tatuagem em partes que envolvem mucosas, como boca, vagina, vulva, pênis, ânus, não são as mais recomendadas. Isso porque essas regiões são muito mais sensíveis, mais úmidas, mais susceptíveis a infecções por bactérias e fungos. Desta forma, os médicos não recomendam a realização desse tipo de tatuagem”, continuou Márcia.

E se Anitta quisesse remover a tatuagem?

Por fim, a doutora disse que tatuagens definitivas podem ser removidas com a laserterapia, mas que há risco de lesões e cicatrizes, em alguns casos. “quanto mais antiga, complexa, detalhada e colorida for a tatuagem, maior o número de sessões para remover. Entretanto, o método também pode levar a algumas complicações, como irritação, lesões, bolhas, cicatrizes, a depender de cada caso, o que em se tratando de mucosas, potencializa os riscos”, concluiu a especialista.