Criadora de Friends revela ter um arrependimento com a série

Marta Kauffman lamenta grande erro da série

Redação - Observatório do Cinema 06/07/2022 11:16
Divulgação/HBO Max
Elenco principal de Friends (foto: Divulgação/HBO Max)

Depois de responder inúmeras críticas relacionadas à falta de diversidade na sitcom, a co-criadora de Friends, Marta Kauffman, se desculpa pelo tratamento do seriado ao pai de Chandler, personagem transgênero na série

A comédia tinha como protagonistas, seis atores brancos incluindo Jennifer Aniston, Courtney Cox, Lisa Kudrow, Matthew Perry, Matt LeBlanc e David Schwimmer, que se reuniram em um revival no HBO Max.

Mesmo que o seriado tenha sido ambientado em Nova York, Friends costumava apresentar pouca diversidade e por isso, sendo muito criticada por falta de pessoas de cor em seus papéis, ainda que tivesse aparições de Lauren Tom ou Gabrielle Union.

Friends tem sido criticada pela mesma forma por retratar a personagem transgênero de Kathleen Turner, Charles, pai de Chandler Bing.

Divulgação/HBO Max
Reprodução/HBO Max (foto: Divulgação/HBO Max)

Grande erro de Friends

A personagem de Turner teve relacionamentos com homens e teve trabalhos como drag queen em Las Vegas sob identidade de Helena Handbasket. Durante entrevista à BBC, a co-criadora Marta Kauffman, lamentou a representação da personagem no seriado. Ela admitiu ter sido um erro confundir a mãe de Chandler como seu pai.

'Eu ainda não compreendi os pronomes, portanto, nos referimos a esse personagem como 'ela'', contou Kauffman. 'Isso foi um erro'.

Além do personagem ter o seu gênero confundido, ainda era alvo de piadas relacionadas ao seu gênero, incluindo recusa à sua identidade de gênero. Kathleen Turner também lamentou como retratou a personagem e disse que não aceitaria o papel se fosse oferecido hoje.

Para se redimir do erro cometido no seriado, Kauffman prometeu uma doação de 4 milhões de dólares ao departamento de estudos afro-americanos e africanos Brandeis University.

Friends e seu mais recente revival, Friends: A Reunião, está disponível no HBO Max.

Este post Criadora de Friends revela ter um arrependimento com a série foi publicado primeiro no Observatório do Cinema.

MAIS SOBRE CINEMA