Renato Russo é tema de documentário que analisa o seu acervo pessoal

Produtora recebe autorização do herdeiro para rodar o filme sobre o artista 

Divulgação/Legião Urbana
Renato Russo lenda do rock nacional vai ter documentário em sua homenagem em 2021  (foto: Divulgação/Legião Urbana)
A informação de que Renato Russo será tema de um documentário foi revelada nesta quarta-feira (10/3) pelo jornal O Globo, de acordo com a publicação, Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo autorizou a produtora Gávea Filmes a realizar a obra sobre a trajetória artística do cantor. 
 
O músico ganhará a homenagem através do documentário em 2021, ano em que sua morte completa 25 anos no mês de outubro.  
 
A reportagem diz que as negociações levaram três anos e ainda não há um diretor confirmado para a obra audiovisual. Para reconstituir a história de vida do músico, a produtora terá acesso a seis mil itens pessoais do artista, entre mobiliários, fotos, pinturas, instrumentos, manuscritos e até diários. 
 
Vale destacar que esse é o maior acervo recuperado de objetos de um artista brasileiro, inclusive virou peça de museu Só por hoje e para sempre – Um tributo a Renato Russo em 2017 no Museu da Imagem e Som de São Paulo.  
 
“Tem material inédito para 200 anos, tudo recuperado e catalogado, mais de 200 fitas cassete. A empresa contratada (pela Legião Urbana Produções, a Clé Reserva Contemporânea) para cuidar do acervo tem quase 300 anos e é a mesma que transporta as obras do Louvre”, contou Bianca Felippes, produtora da Gávea Filmes a publicação.  
 
Bianca contou ao jornal O Globo, que o foco do documentário é falar do Renato Russo, o processo criativo do cantor, como ele produzia e criava. A produtora não comentou sobre uma suposta briga entre ela e os demais integrantes da banda Legião Urbana.  
 
Entretanto, Marcelo Bonfá, baterista da banda, se manifestou nas redes sociais, sobre a criação do documentário. Vale lembrar que a produtora é a mesma que levou a música Faroeste caboclo em 2013 as telonas. Responsável pelo espetáculo Renato Russo – O musical, que já percorreu mais de 40 cidades pelo Brasil. E também produziu o filme Eduardo e Mônica que teve sua estreia adiada devido à pandemia do novo coronavírus e ainda não tem data de estreia, veja abaixo o trailer:

Bonfá criticou a produtora: “O acervo da Legião Urbana a que se referem na matéria e que foi conquistado pela empresa Legião Urbana Produções de Giuliano Manfredini numa operação policial de invasão à casa de fãs e dos produtores que legalmente tinham este material quando catalogaram para a banda através das autorizações da banda, da gravadora e da própria família do Renato, não pertence a empresa Legião Urbana Produções mas sim à banda Legião Urbana e à gravadora da banda. Portanto a empresa deles não pode usar qualquer deste material”, disparou.  
 
Confira na íntegra o vídeo do baterista da Legião Urbana:  

MAIS SOBRE CINEMA