Maratona dedicada a Alfred Hitchcock exibe 12 filmes neste fim de semana

Sábado e domingo, Telecine Cult homenageia o homem que estabeleceu parâmetros do cinema de suspense, influenciando diretores de todo o mundo

Estado de Minas 06/02/2021 07:00
AFP
(foto: AFP)

O especial 125 anos do cinema, promoção do canal Telecine Cult, homenageia um mestre: o inglês Alfred Hitchcock (1899-1980), diretor que determinou os pilares do cinema de suspense, sem se esquecer do humor, muitas vezes macabro. Confira a maratona neste fim de semana:

SÁBADO (6/2)

12h20: O sabotador (1942)
Com Robert Cummings, Priscilla Lane, Norman Lloyd e Otto Kruger.
Operador de fábricas de armamentos, após incêndio provocado por um sabotador, é acusado do crime e foge para capturar o verdadeiro culpado.

14h20: À sombra de uma dúvida (1943)
Com Teresa Wright, Joseph Cotten, Macdonald Carey e Hume Cronyn.
Tio é assassino de viúvas ricas, que seduz para ficar com o dinheiro delas. A sobrinha desconfia. Quando outro suspeito morre durante tentativa de fuga, a inocência do tio parece provada. Mas a dúvida permanece. O tio, por três vezes, tentará matar a garota.

16h20: O terceiro tiro (1955)
Com Edmund Gwenn, John Forsythe e Shirley MacLaine.
Cadáver aparece numa cidade da Nova Inglaterra, subvertendo a vida pacata dos habitantes.

18h10: Festim diabólico (1948)
Com James Stewart, Farley Granger e John Dall.
Dois jovens estrangulam um companheiro acreditando que seres inferiores podem ser eliminados. Em seguida, organizam uma festa com o corpo escondido em um baú na sala. O professor deles começa a investigar o crime.

19h40: U m corpo que cai (1958)
Com James Stewart, Kim Novak e Barbara Bel Geddes.
Detetive com medo de altura é contratado para seguir a mulher de um amigo, por quem acaba se apaixonando.

22h: Janela indiscreta (1954)
Com James Stewart, Grace Kelly e Thelma Ritter.
Com a perna engessada, fotógrafo passa o dia espiando os vizinhos pela janela e descobre um assassino.

Meia-noite: O homem que sabia demais (1956)
Com James Stewart e Doris Day.
Família é envolvida, acidentalmente, numa conspiração de assassinato internacional.


DOMINGO (7/2)

2h15: Trama macabra (1976).
Com Karen Black, Bruce Dern e Barbara Harris.
Falsa médium e o namorado tentam arrancar dinheiro de mulher, dizendo que se comunicam com o sobrinho desaparecido dela.

11h25: Frenesi (1972)
Com Jon Finch, Barry Foster e Billie Whitelaw.
Homem é perseguido pela polícia, suspeito de assassinar mulheres, crime cometido por um serial killer sem gravata.   

15h45: Cortina rasgada (1966)
Com Paul Newman e Julie Andrews.
Cientista americano deserta para Berlim Oriental. A noiva intercepta mensagem para ele e resolve segui-lo.

18h05: Ladrão de casaca (1955)
Com Cary Grant, Grace Kelly e John Williams.
Na Riviera Francesa, série de roubos de joias lembra o estilo do um célebre ladrão conhecido por “Gato”.

20h: Psicose (1960)
Com Anthony Perkins, Vera Miles e Janet Leigh.
Mulher rouba US$ 40 mil, foge e se hospeda em motel à beira da estrada. Lá, é assassinada no chuveiro. 



OSWALDO MONTENEGRO
DEUS E O DEMÔNIO 
Helade Izabela/divulgação
(foto: Helade Izabela/divulgação)

Neste sábado (6/2), às 22h30, o Music Box Brasil exibe Músicas para cinema, com direção do cantor e compositor Oswaldo Montenegro. Ele selecionou 38 canções para embalar o especial, no qual interpreta um demônio saudoso de Deus. Os atores Vanessa Giácomo, Emilio Dantas, Paloma Duarte, Renato Góes e Françoise Forton contracenam com o cantor.
 
MONSTROS LENDÁRIOS
NO HISTORY
A série Monstros lendários estreia no canal History neste sábado (6/2), às 19h50. O primeiro episódio mostra que há séculos vêm sendo documentadas aparições de criaturas que se escondem nas águas escuras de nosso planeta. A produção investiga duas lendas para tentar descobrir a verdade sobre o que se oculta sob a superfície da Terra.

FILME
OBSESSÃO SEM FIM
O filme O treinador mortal será exibido neste sábado (6/2), às 21h, no Lifetime. Dirigido por Lane Bishop, o elenco reúne Adam Huber, Hannah Barefoot e Drew Roy. Na trama, Melissa termina um namoro e, decidida a levantar a autoestima, contrata o personal trainer Trey. Não demora e ela começa a marcar encontros com outros rapazes, mas nenhum deles a procura de volta. Intrigada, a moça investiga a situação e descobre que Trey a segue, ameaçando os homens com quem ela sai.

PÉ DE SONHO
FOLIA DOMINGUEIRA
Rock da barata, Que bicho será? e Dragão são algumas das canções do bailinho on-line de carnaval que o Grupo Pé de Sonho apresentará domingo (7/2), às 16h, no canal do Memorial Vale no YouTube. Frevo, samba, rock, baião e forró animarão a festa, comandada pelos músicos Weber Lopes e Geovanne Sassá, ao lado dos convidados Sarah Lopes (voz e performance), Maria Almeida (voz), Amora Nunes (voz), Lia Lopes (voz), Ricardo Cheib (percussão e bateria) e Kristoff Silva (voz).

MARCOS PALMEIRA
BOCA DE OURO
Elo Company/Divulgação
(foto: Elo Company/Divulgação)

Inspirado na obra de Nelson Rodrigues, o filme Boca de Ouro (2020) é atração de domingo (7/2), às 23h10, no Canal Brasil. Marcos Palmeira interpreta o bicheiro temido no Rio de Janeiro que gosta de ostentar dentes de ouro. Poderoso e carismático, sua vida desperta a curiosidade do repórter Caveirinha, que prepara uma reportagem sobre ele. Dirigida por Daniel Filho, a produção tem no elenco Lorena Comparato e Malu Mader.

REMAKE
VIAGEM MALDITA
Domingo (7/2) tem remake no A&E. Às 21h40, vai passar Viagem maldita, inspirado no clássico escrito e dirigido por Wes Craven, em 1977. O casal Bob e Ethel decide fazer uma viagem em família pelo deserto, para celebrar o 50º aniversário de casamento. Porém, pegam um atalho e se perdem. Logo descobrem que aquele local é habitado por seres mutantes e canibais. Ted Levine, Kathleen Quinlan e Dan Byrd estão no elenco.

ANIMAÇÃO
NEY MATOGROSSO E MANOEL DE BARROS
TV Cultura/Divulgação
(foto: TV Cultura/Divulgação)

A TV Cultura programou a série infantil O menino que engoliu o sol para este sábado (6/2), às 9h30. Narrada por Ney Matogrosso e inspirada nos poemas de Manoel de Barros, a animação estimula o diálogo das crianças com a natureza por meio do personagem Manoel. Meio menino, meio passarinho, ele pula do ninho direto para seu quintal, o Pantanal.

MAIS SOBRE CINEMA