Confira dicas para assistir diretamente do seu sofá nesta quarta

Muitas opções para quem quer se divertir com a sétima arte, em isolamento

Estado de Minas 29/07/2020 07:40
None
O longa Eles não usam black-tie (foto), de Leon Hirszman, é a atração da faixa Quarta de cinema, que o Curta! exibe às 21h. O filme trata de conflitos, contradições e anseios da classe trabalhadora no final dos anos 1970, com a ditadura militar em crise.

Baseado em peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri escrita duas décadas antes, a produção adota uma narrativa realista que situa, em polos antagônicos, a esperança na ação coletiva e a aposta nas saídas individuais como alternativas de vida para os trabalhadores.

Em torno do conflito entre o pai sindicalista, Otávio (Guarnieri), e o filho alienado, Tião (Carlos Alberto Ricelli), constrói-se a trama comovente que aborda os efeitos da luta pela sobrevivência no seio da família operária. O filme recebeu vários prêmios, entre os quais se destaca o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1981.

CIRCUITO EM CASA

A programação desta quarta-feira (29) do Circuito em Casa, com conteúdos produzidos por artistas de BH, começa às 12h, com o vídeo tutorial Direitos autorais nas redes sociais – Ação formativa. Mais tarde, às 18h, o quinto episódio da série Link de mestre conta a história dos luthiers Elias de Souza Aguiar, morador do Bairro Regina, e Jairo Gomes, do Bairro Santa Rita.

Já às 19h, a oficina “A margem da escrita” será focada em dois assuntos: palavra (texto) e ação (performance). Com a participação de três integrantes do coletivo Afrolíricas, a aula evidencia a importância dos conceitos africanos, o trabalho da voz e a liberdade textual.

Para fechar, às 20h, celebrando seus 10 anos de atuação, o Coletivoz realiza edição virtual do projeto, com poetas, escritores, performers, slammers e artistas de periferias da Grande BH. Transmissão pelas redes sociais da Fundação Municipal de Cultura. Informações: www.circuitomunicipaldecultura.com.br.

HOMENAGEM AO BIGODE

O Canal Brasil exibe o filme For all – O trampolim da vitória nesta quarta-feira (29), às 23h45, em homenagem aos 75 anos do diretor Luiz Carlos Lacerda, o Bigode, comemorados em 15 de julho.

No longa, as notícias da Segunda Guerra Mundial chegam ao Rio Grande do Norte pela rádio, em 1943. A base americana de Parnamirim Field, em Natal, recebe 15 mil soldados, que vão se juntar aos 40 mil habitantes da cidade. Para a população local, a chegada dos militares norte-americanos alimenta fantasias de progresso material e romances.

CINEMA EGÍPCIO

Começa nesta quarta-feira (29) e segue até o próximo dia 23 a 2ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo, que terá transmissão pelo site www.cinemaegipcio.com e integra as celebrações dos sete anos do CCBB-BH.

São 24 títulos selecionados pelo produtor e curador Amro Saad, egípcio naturalizado brasileiro. As obras foram realizadas entre 2011 e 2019 e revelam uma nova geração de cineastas egípcios em documentário e ficção de diversos gêneros, da comédia ao terror.

Destaque para Joana d'Arc egípcia, O elefante azul 2, Saída para Sol e Caos e desordem. Para uma imersão completa, o público poderá ainda fazer visita virtual à exposição sobre o Egito Antigo, realizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil, nohttps://www.culturabancodobrasil.com.br/.

FOTOGRAFIAS HISTÓRICAS

O Acervo On-line do MUSEHUM – Museu das Comunicações e Humanidades, plataforma digital lançada pelo Oi Futuro, conta com mais de 3.800 itens inéditos em coleção, entre fotografias históricas, objetos e documentos.

A maioria das peças apresentadas está sendo vista pela primeira vez pelo público, já que não integram a exposição permanente do museu, seja por cuidados de preservação ou por suas dimensões, que inviabilizam o transporte e a exibição física. O museu pode ser acessado pelo link:https://oifuturo.org.br/espacos/musehum/.
Tags: dicas Cinema

MAIS SOBRE CINEMA