Festival de Cannes é adiado por causa do novo coronavírus

Tradicionalmente realizado em maio, na Riviera Francesa, o mais importante festival de cinema do mundo ainda não tem uma nova data

Pedro Galvão 19/03/2020 17:15

Jean-Baptiste Lacroix/AFP
O cineasta americano Spike Lee foi anunciado como presidente do júri deste ano (foto: Jean-Baptiste Lacroix/AFP)

A pandemia causada pelo novo coronavírus atingiu também o mais importante  festival cinematográfico do mundo. Nesta quinta-feira, 19, a organização do Festival de Cannes, na França, confirmou que o evento não será realizado em maio, como inicialmente previsto

Em nota publicada, os responsáveis dizem que “nesse tempo de crise na saúde global, nossos pensamentos vão para as vítimas do COVID-19”. Foi informado que o festival não poderá acontecer entre 12 e 23 de maio, como previsto, e que muitas opções são consideradas no momento. A principal delas é um simples adiamento para uma nova data, provavelmente no fim de junho, o que não descarta um eventual cancelamento da edição deste ano.

 

No início desta semana, quando cresceram os rumores de que o festival seria cancelado, depois de a França adotar medidas para confinar sua população em casa, o festival disse que somente anunciaria sua decisão no dia 15 de abril, véspera da data de anúncio dos concorrentes à Palma de Ouro.

 

O texto dos organizadores ainda reforça a necessidade de se respeitar as determinações de isolamento e distanciamento sociais feitas recentemente pelo governo francês. Leia na íntegra:

src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8">

 

MAIS SOBRE CINEMA