Novo Dumbo do diretor Tim Burton não convence a crítica especializada; entenda os motivos

Filme não segue a trama original, mas aborda a rejeição ao elefantinho voador dono de orelhas gigantes

por Estado de Minas 28/03/2019 09:20
Disney/ divulgação
O pequeno elefante voador foi totalmente criado no computador (foto: Disney/ divulgação)
As primeiras críticas internacionais não foram favoráveis ao novo filme de Tim Burton. Publicações respeitadas deram notas baixíssimas a Dumbo. O jornal The Guardian, por exemplo, destinou a ele apenas uma de suas cinco estrelas.

“Todo o encanto e coração partido da animação da Disney faltam a esse estragado e retrô-futurista live action”, diz o texto publicado no diário britânico, que classificou o longa como tedioso e constrangedor.

Nos Estados Unidos, o Chicago Tribune, que deu nota 3,8 ao filme, pautou sua crítica em aspectos do original de 1941. De acordo com o jornal, o filme de Burton “oferece mais desordem, mais angústia, duas vezes o antiético tratamento aos animais e cinco vezes a chocante separação do elefante da mãe”. E completou: “Em termos de estética, o Dumbo live action parece um erro a ser superado, não um desafio criativo a ser enfrentado.”

De acordo com a revista norte-americana Variety, o filme de Tim Burton “transforma um conto milagroso em história rotineira, pesando-o com um monte de porcas e parafusos dos quais ele não precisava”.

Depois de analisar 35 artigos publicados sobre Dumbo, o site Metacritic, especializado em calcular a média das avaliações da imprensa norte-americana e inglesa, apontou o remake de Burton com apenas 53% de aprovação.

MAIS SOBRE CINEMA