'Superman: o filme' volta aos cinemas 40 anos depois do lançamento

Ao todo, 53 salas de cinema vão exibir o filme com imagem e som no mesmo padrão do cinema contemporâneo nesta terça-feira (4), às 20h

por Estadão Conteúdo 04/12/2018 08:30

 

Warner Bros./Divulgação
(foto: Warner Bros./Divulgação)

Em 1978, o mundo via, pela primeira vez, uma aventura do Superman nos cinemas, com o filme dirigido por Richard Donner e com Christopher Reeve no papel principal. Agora, 40 anos depois, o longa-metragem retorna aos cinemas brasileiros, numa cópia remasterizada.
Ao todo, 53 salas de cinema da rede Cinemark vão exibir o filme nesta terça-feira (4), às 20h. Em Belo Horizonte, as sessões ocorrerão no BH5, no BH Shopping, e no Pátio 1, no Shopping Pátio Savassi. Os ingressos já estão à venda no site da rede. De acordo com a diretora de marketing da Cinemark, Bettina Boklis, a versão que será exibida tem “imagem e som no mesmo padrão do cinema contemporâneo”.

 

O filme traz Marlon Brando como o cientista Jor-El, que envia o seu filho à Terra pouco antes da destruição do planeta Krypton. Criado como Clark Kent, ele desenvolve superpoderes e começa, já adulto, a salvar milhões de pessoas. Gene Hackman, Glenn Ford, Trevor Howard, Margot Kidder e Terence Stamp são outros nomes do elenco.

 

Superman: o filme chegou a ser indicado a três prêmios do Oscar – melhor edição, melhor música e melhor-mixagem. Ganhou, porém, um prêmio especial, por seus efeitos visuais. No Bafta, o Oscar britânico, Christopher Reeve foi apontado como mais promissor novato a ser protagonista em filmes.

 

À época, o longa foi considerado o mais caro da história, com orçamento de US$ 55 milhões. Em sua exibição original, faturou cerca de US$ 300 milhões.

 

O sucesso garantiu uma sequência, que chegou, porém, cercada de polêmica. Richard Donner foi demitido e substituído por Richard Lester, que viria a dirigir também o terceiro filme da série. Inicialmente, a ideia era que os dois primeiros filmes fossem gravados simultaneamente, mas, com a demissão de Donner, o longa foi interrompido com cerca de 75% das filmagens concluídas. Lester chegou a refilmar cenas gravadas por Donner.

 

Criado por Jerry Siegel e Joe Shuster, o personagem da DC Comics completou, em 2018, 80 anos de existência, desde que seu primeiro quadrinho foi publicado, em junho de 1938.

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE CINEMA