Circuito Cinematográfico de Periferia promove mostra de filmes mineiros em seis comunidades de BH

Programação inclui oficinas de produção

por Mariana Peixoto 26/08/2018 10:17
VENTURA/DIVULGAÇÃO
O premiado Baronesa, de Juliana Antunes, será exibido no sábado, no Aglomerado da Serra (foto: VENTURA/DIVULGAÇÃO)

Seis comunidades de diferentes regiões da Grande Belo Horizonte vão receber nesta semana o Circuito Cinematográfico de Periferia. Iniciativa da ONG Contato, vai promover oficinas e exibições abertas ao público local. O lançamento será amanhã, na sede da ONG, na Serra. Já a partir de terça (28) até o próximo domingo (2) cada comunidade vai receber o projeto.

“Fizemos uma pesquisa e vimos que não existe um circuito de cinema com essa dimensão. Estamos falando de seis comunidades, do Barreiro, Venda Nova, Aglomerado da Serra e até dos Arturos, para contemplar Contagem. Nos reunimos com entidades socioculturais e coletivas que atuam nessas comunidades”, comenta Helder Quiroga, da Contato. A programação foi definida em conjunto.

Somente filmes (curtas e longas) de realizadores mineiros ou realizados em Minas serão exibidos. Muitas das produções falam diretamente com a população da região. No Aglomerado da Serra, por escolha própria, será apresentado Baronesa, o docudrama de Juliana Antunes sobre mulheres que vivem numa favela na região de Venda Nova e que lutam por uma vida melhor.

Outros filmes da programação são O som que vem das ruas, documentário de Daniel Veloso e Eduardo Zunza sobre o Duelo de MCs; Vênus – Filó, a fadinha lésbica, animação de Sávio Leite baseada em um poema de Hilda Hilst; e Quintal, de André Novais Oliveira, curta que retrata a vida de um casal de idosos de Contagem.

Paralelamente às exibições, serão realizadas oficinas de documentários e de produção de videoclipes – todos os cursos vão gerar conteúdos audiovisuais, que deverão ser lançados no fim deste ano. Os professores das oficinas são Marcelo Lin (que tem três documentários no currículo), Marcão da Pesada (educador e realizador), Roberth Michael (ator, fotógrafo e produtor) e Daniel Adriano Dorledo de Faria (produtor, rapper e arte-educador). “Todos os quatro oficineiros são oriundos de comunidades da periferia. Atuaram em alguma atividade com a Contato e hoje são profissionais”, diz Quiroga.

CIRCUITO CINEMATOGRÁFICO DE PERIFERIA
De 27 de agosto a 2 de setembro. Programação completa e inscrições para oficinas no site ongcontato.org


Programação

>> Amanhã – Ong Contato, Rua Pouso Alto, 175, Serra
19h – Filmes Juventude e periferia (Pablo Gomide), 22 (Diego Lisboa) e Vênus – Filó, a fadinha lésbica (Sávio Leite)

>> Terça – Arturos Contagem, em frente ao número 50 da Rua da Capelinha, Jardim Vera Cruz
19h – Filmes Égun (Helder Quiroga), Oxum
(Denis Leroy) e Santino e o bilhete premiado (Guilherme Fiúza Zenha)

>> Quarta – Pista de skate do Barreiro, Avenida Afonso Vaz de Melo, 1.001
19h – Filmes Nada (Gabriel Martins) e Chico (Marcos Carvalho)

>> Quinta – Alto Vera Cruz, A Rebeldia, Rua Desembargador Bráulio, 167
20h – Filmes O som que vem das ruas (Daniel Veloso e Eduardo Zunza), Quebra cabeça de Tarik (Maria Leite), Égun (Helder Quiroga)

>> Sexta – Centro Cultural Venda Nova, Rua José Ferreira Santos, 184
20h – Filmes O som que vem das ruas
(Daniel Veloso e Eduardo Zunza) e Filme de rua (Ed Marte, Guilherme Fernandes, Zi Reis, Joanna Ladeira, Daniel Carneiro e Paula Kimo)

>> Sábado – Aglomerado da Serra, Rua Nossa Senhora de Fátima próximo ao nº 1.232
19h30 – Filme Baronesa (Juliana Antunes)

>> Domingo – Barragem Santa Lúcia, Casa do Beco, Avenida Arthur Bernardes, 3.876
19h – Filmes Constelações (Maurílio Martins), Favela Diáspora (Gabriela Matos) e Quintal

MAIS SOBRE CINEMA