Em cartaz na 8 ½ Festa do Cinema Italiano, 'Fortunata' é drama sobre relações em desequilíbrio

Dirigido pelo italiano Sergio Castellitto, longa narra o drama de uma mãe adolescente assombrada por um casamento fracassado

por Pedro Galvão 02/08/2018 07:00
Indigo Film/Divulgação
Edoardo Pesce vive Franco, ex-marido da personagem título Fortunata no longa de Sérgio Casttelitto (foto: Indigo Film/Divulgação)
Fortunata, em italiano, significa sortuda. Órfã, mãe na adolescência, divorciada e desempregada, o nome da personagem de Jasmine Trinca soa até como uma ironia. Porém, diante do desafortunado destino, ela tenta perseverar, sonhando com um futuro melhor junto da pequena e rebelde filha Bárbara (Nicole Centanni), na tragicomédia melodramática dirigida por Sergio Castellitto. O longa será exibido nesta quinta-feira (2), na mostra 8½ Festa do Cinema Italiano, no Cine Belas Artes.

A trama se passa em uma periferia de Roma, onde a protagonista vive num pequeno apartamento de um grande conjunto habitacional com a menina de 8 anos, dividindo inclusive a mesma cama. Na escola, a garota se comporta mal, obrigando a mãe a levá-la ao psicólogo. Fortunata, entretanto, também está longe do equilíbrio. Enquanto lida com os problemas da filha, tenta montar seu próprio salão de beleza, buscando uma condição de vida melhor. Ela tem apoio do vizinho e amigo de infância Chicano (Alessandro Borghi), que, por sua vez, sofre de alguns distúrbios psiquiátricos e com o Alzheimer da própria mãe, interpretada pela polonesa Hanna Schygulla. Os dois compartilham também a vontade de ganhar na loteria e jogam quase compulsivamente.

Para completar o turbulento caminho da cabeleireira rumo ao próprio negócio e pretensa estabilidade financeira e emocional, ela é atormentada ainda pelo ex-marido, o policial Franco, pai de Barbara, que exige mais tempo com a filha e a acusa de negligenciar os cuidados da garota. Ele é vivido por Eduardo Pesce, que novamente constrói um personagem truculento e agressivo, desta vez na representação do homem que não aceita a separação.

Com tantas cargas dramáticas se entrelaçando, até o mesmo o psicólogo Patrizio, papel do premiado Stefano Accorsi, única personalidade inicialmente mais ponderada na história, acaba afetado. Ele acaba se envolvendo mais do que a profissão lhe permitiria com a família que atende, tornando-se mais um problema para Fortunata. O resultado é um emaranhado de emoções e conflitos entre todos personagens, com muitos gritos, risos, brigas, choro, gesticulações exageradas e aspectos da realidade contemporânea e urbana da Itália, como a presença de imigrantes árabes e chineses no país, sutilmente mostrada em algumas cenas.

Além desses elementos recorrentes do cinema italiano, o filme tem uma trilha sonora que inclui os hits mundialmente conhecidos Friday I’m in love, do The Cure, Have you ever seen the rain, do Creedence, e Let´s twist again, de Chubby Checker, para colaborar com as constantes alterações entre humor e drama. Sexto longa dirigido por Castellitto, cuja filmografia é muito mais extensa como ator, Fortunata estreou ano passado em Cannes, na mostra Um certo olhar, na qual Jasmine Trinca foi premiada como melhor atriz. Em premiações italianas, ela também ganhou o David di Donatello e o Nastro d’Argento por essa atuação. A atriz de 37 anos, que em Fortunata vive uma mulher mais jovem, já havia vencido esse prêmio anteriormente, em 2003, pelo papel em O melhor da juventude, filme de seis horas de duração, que venceu Um certo olhar naquele ano.

MAIS SOBRE CINEMA