Dandara, filme sobre assassinato transfóbico, estreia em BH

Produção do Estado de Minas participa de mostra de cinema no Cine Humberto Mauro

por Estado de Minas 07/04/2018 08:24
Fred Bottrel/EM/D.A Press
Ricardo Vasconcelos, o irmão de Dandara em entrevista na praia em Fortaleza: indignação (foto: Fred Bottrel/EM/D.A Press)

O curta-metragem Dandara, produzido pelo Estado de Minas, terá estreia em Belo Horizonte, hoje, às 19h, no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537, Centro). Dirigido pelos jornalistas Flávia Ayer e Fred Bottrel, o documentário de 14 minutos integra a programação da II Mostra de Cinema Ouras Cores, em programa de curtas. A entrada é gratuita, com distribuição de senhas 30 minutos antes da sessão.

Derivada de uma grande reportagem publicada pelo EM em 2017, a produção traz a história do assassinato da travesti cearense Dandara Katharyne. As imagens do brutal homicídio correram o mundo, a partir do registro feito pelos próprios criminosos. Esta semana, cinco envolvidos no crime foram condenados a mais de 14 anos de prisão.



A mostra é realizada pela Secretaria Estadual de Cultura em parceria com a Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, o coletivo Cineclubista Cinefronteira, o UNA-Se Contra LGBTfobia e Fundação Clóvis Salgado. A programação no Humberto Mauro vai até 10 de abril, com cinco longas e outros 13 curtas-metragens.

MAIS SOBRE CINEMA