Confira os filmes indicados ao Oscar que estão em cartaz nos cinemas de BH

Treze longas indicados ao prêmio da Academia de Hollywood podem ser vistos em diferentes cinemas da capital

por Estado de Minas 16/02/2018 13:07

FOX Film/Universal Pictures/Divulgação
'A forma da água', 'Três anúncios para um crime' e 'Lady Bird' estão em cartaz nos cinemas de BH. (foto: FOX Film/Universal Pictures/Divulgação)

A festa da premiação mais importante e aguardada do cinema está se aproximando. A cerimônia do Oscar ocorrerá em 4 de março, um domingo, em Los Angeles. Boa parte das produções que receberam indicações está em cartaz nas salas de Belo Horizonte, incluindo títulos que disputam estatuetas de melhor filme e melhor diretor – A forma da água, Três anúncios para um crime, O destino de uma nação e Lady Bird: A hora de voar. O Brasil vai torcer pelo carioca Carlos Saldanha, diretor de O touro Ferdinando, que concorre ao prêmio de melhor animação. Confira a lista de concorrentes ao Oscar em cartaz na capital:


A FORMA DA ÁGUA

(EUA, 2017, 123min, de Guillermo del Toro, com Sally Hawkins, Michael Shannon e Richard Jenkins) – Durante os anos 1960, em meio à Guerra Fria e à corrida espacial, faxineira de um laboratório secreto americano se afeiçoa a uma criatura amazônica capturada para pesquisa e sob ameaça de morte. 16 anos. 


>> 13 indicações

Filme
Diretor: Guillermo del Toro
Roteiro original: Guillermo del Toro
Atriz: Sally Hawkins
Ator coadjuvante: Richard Jenkins
Atriz coadjuvante: Octavia Spencer
Design de produção
Fotografia: Dan Laustsen
Figurino
Edição
Mixagem de som
Edição de som
Trilha sonora


TRÊS ANÚNCIOS PARA UM CRIME

(EUA, 2017, 115min, de Martin McDonagh, com Frances McDormand, Woody Harrelson e Sam Rockwell) – Depois do estupro e assassinato de sua filha, mãe confronta a inércia da polícia e luta por justiça. 16 anos.

 

>> 7 indicações

Filme
Atriz: Frances McDormand
Roteiro original: Martin McDonagh
Ator coadjuvante: Woody Harrelson
Ator coadjuvante: Sam Rockwell
Edição
Trilha sonora


O DESTINO DE UMA NAÇÃO

 

(Reino Unido, 2017, 100min, de Joe Wright, com Gary Oldman, Kristin Scott Thomas e Ben Mendelsohn) – A atuação de Winston Churchill ao assumir o cargo de primeiro-ministro da Inglaterra durante dias decisivos na guerra contra Adolf Hitler. 12 anos.

 

>> 6 indicações

Filme
Ator: Gary Oldman
Design de produção
Fotografia: Bruno Delbonnel
Figurino
Maquiagem e cabelo


LADY BIRD: A HORA DE VOAR

(EUA, 2017, 93min, de Greta Gerwig, com Saoirse Ronan, Laurie Metcalf e Tracy Letts) – Prestes a fazer 18 anos, Christine tenta contornar a mesmice da cidade de Sacramento, onde nasceu, e arranjar um jeito de se mudar para Nova York e dar vazão à sua veia artística. 12 anos.

 

>> 5 indicações

Filme
Diretor: Greta Gerwig
Atriz: Saoirse Ronan
Roteiro original: Greta Gerwig
Atriz coadjuvante: Laurie Metcalf


ME CHAME PELO SEU NOME

(EUA/França/Itália, 2017, 132min, de Luca Guadagnino, com Armie Hammer, Timothée Chalamet e Michael Stuhlbarg) – No Norte da Itália, Elio, de 17 anos, sente-se atraído por um pesquisador amigo de seu pai, que vai passar algumas semanas na mansão da família. 14 anos.

 

>> 4 indicações

Filme
Ator: Timothée Chalamet
Roteiro adaptado: James Ivory
Canção: Mystery of love


MUDBOUND – LÁGRIMAS SOBRE O MISSISSIPI

 

(EUA, 2017, 134min, de Dee Rees, com Garrett Hedlund, Jason Mitchell e Carey Mulligan) – Durante a Segunda Guerra Mundial, duas famílias, uma branca e uma negra, dividem as terras no delta do Rio Mississipi e têm suas histórias entrelaçadas. 16 anos.

 

>> 4 indicações

Roteiro adaptado: Virgil Williams e Dee Rees
Atriz coadjuvante: Mary J. Blige
Fotografia: Rachel Morrison
Canção: Mighty river


EU, TONYA

(EUA, 2017, 119min, de Craig Gillespie, com Margot Robbie, Allison Janney e Sebastian Stan) – A história de Tonya Harding, campeã mundial de patinação que forjou um ataque à sua maior rival. 12 anos.
>> 3 indicações

Atriz: Margot Robbie
Atriz coadjuvante: Allison Janney
Edição


THE POST – A GUERRA SECRETA

(EUA, 2017, 115min, de Steven Spielberg, com Meryl Streep e Tom Hanks) – O jornal The Washington Post enfrenta o governo Nixon para garantir a publicação dos Papéis do Vietnã, documentos secretos sobre a guerra que comprovam manobras da Casa Branca para enganar a opinião pública. 12 anos.

 

>> 2 indicações

Filme
Atriz: Meryl Streep


VIVA! A VIDA É UMA FESTA

(EUA, 2017, 90min, de Lee Unkrich) – Animação. Miguel, de 12 anos, deseja ser músico, mas a família não o apoia. Ele se inspira no famoso compositor Ernesto de La Cruz para lutar por seu sonho, enquanto transcorre a alegre festa mexicana do Dia dos Mortos. Cópias dubladas. Livre.

 

>> 2 indicações

Animação
Canção: Remember me


TODO DINHEIRO DO MUNDO

(EUA, 2017, 133min, de Ridley Scott, com Michelle Williams, Christopher Plummer e Mark Wahlberg) – A história do sequestro do neto do magnata do petróleo americano J. P. Getty. A mãe do rapaz, divorciada do pai dele, faz tentativas desesperadas para convencer o avô a pagar o resgate. 16 anos. 

 

>> 1 indicação

Ator coadjuvante: Christopher Plummer


EXTRAORDINÁRIO

(EUA, 2016, 100min, de Stephen Chbosky, com Julia Roberts, Jacob Tremblay e Sonia Braga) – Menino com deformação facial enfrenta o desafio de iniciar os estudos na escola regular. 10 anos.

 

>> 1 indicação

Maquiagem e cabelo

O TOURO FERDINANDO

 

(EUA, 2017, 100min, de Carlos Saldanha) – Animação. O gigantesco touro Ferdinando ama a natureza e as flores. Ele não quer saber de touradas, mas precisa lutar para escapar desse destino e salvar seus amigos do abatedouro. Cópias dubladas. Livre.

 

>> 1 indicação

Animação

SEM AMOR

(Rússia/França/Bélgica/Alemanha, 2017, 127min, de Andrey Zvyagintsev, com Maryana Spivak, Alexey Rozin e Matvey Novikov) – Boris e Zhenya estão se divorciando e dão pouca atenção ao filho Alyosha. Certo dia, ele desaparece misteriosamente. 14 anos.


>> 1 indicação

Filme estrangeiro (Rússia)

MAIS SOBRE CINEMA