Uai Entretenimento

Brasil tem 19 filmes pré-selecionados para os Prêmios Platino de Cinema Ibero-Americano

Dezenove filmes brasileiros foram pré-selecionados para a 5ª edição dos Prêmios Platino de Cinema Ibero-Americano, maior premiação do cinema da América Latina, Portugal e Espanha. A lista foi anunciada nesta terça-feira (30/1) em Madrid, na Espanha, com um total de 178 escolhidas de 850 produções participantes, entre longas, documentários e animações.


Entre as produções nacionais destacam-se 'Gabriel e a montanha', 'Como nossos pais' e 'Bingo: O rei das manhãs', que foi o longa escolhido pelo Brasil como seu representante no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas ficou fora das indicações. Eles aparecem em pelo menos três categorias cada um. 'O filme da minha vida', estrelado e dirigido por Selton Mello, está pré-selecionado em seis categorias.

 

Na categoria Melhor Animação, o Brasil é o grande destaque, com seis dos 14 filmes pré-selecionados. Bruna Linzmeyer, por 'O filme da minha vida', e Raquel Karro, por 'Pendular', foram selecionadas na categoria de Melhor Atriz. Na categoria de Melhor Ator estão Alexandre Nero, por 'João, o maestro', e Matheus Nachtergaele, por 'Zama'.

 

A primeira lista de indicados será anunciada em 20 de fevereiro e os finalistas, em março. A cerimônia de premiação será realizada em 28 de abril, em Cancún, no México.

 

Veja os brasileiros pré-selecionados:

O filme da minha vida: melhor filme ibero-americano de ficção; música original; atriz; direção de arte; direção de fotografia; trilha sonora.

Bingo: O rei das manhãs: melhor obra de estreia de ficção; direção de montagem; direção de arte; direção de fotografia; trilha sonora.

Como nossos pais: melhor filme ibero-americano de ficção; direção; roteiro; Prêmio Platino de Cinema e Educação em Valores.

Gabriel e a montanha: melhor filme ibero-americano de ficção; direção; roteiro.

Vazante: Melhor Obra de Estreia de Ficção

Joaquim: Direção de Montagem e Música Original

No intenso agora: melhor música original 

 

Na categoria Melhor Ator: Alexandre Nero (João, o maestro) e Matheus Nachtergaele (Zama)

Na categoria Melhor Atriz: Bruna Linzmeyer (O filme da minha vida) e Raquel Karro (Pendular) Na categoria Documentário: Crônica de demolição, Divinas divas, Um filme de cinema.

Na categoria Animação: As aventuras do pequeno Colombo; Bugigangue no espaço; Café, um dedo de prosa; História antes de uma história; Historietas assombradas – O Filme; Lino, uma aventura de sete vidas.

 

A lista completa de pré-selcionados pode ser acessada aqui

.