Produção mineira 'Baixo Centro' vence Mostra de Tiradentes

Em sua 21ª edição, festival na cidade histórica também deu prêmio de destaque feminino a atriz trans de filme-monólogo

por Estado de Minas 28/01/2018 16:41
Universo Produção
(foto: Universo Produção)
O filme mineiro Baixo Centro, primeiro longa de Ewerton Belico e Samuel Marotta, foi o grande vencedor da 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que terminou no sábado na cidade histórica.
 
Vencedor da Mostra Aurora, dedicado a diretores estreantes, o filme é ambientado no Centro de Belo Horizonte. No elenco estão atores também de BH, como Alexandre de Sena, Marcelo Souza e Bárbara Colen.
 
Na cerimônia de premiação, Belico e Marotta leram uma carta da Associação de Trabalhadoras e Trabalhadores do Cinema Independente de Minas Gerais. O texto solicita ao governo do estado uma maior participação da classe audiovisual nos processos de elaboração de editais de financiamento e distribuição de verba para produção. “Entendemos que tais transformações só serão possíveis com um instrumento permanente, regulado por lei e criado com a participação de toda a sociedade. Acreditamos que o maior desafio do Brasil atual é devolver ao povo o seu poder de participação”, disse Ewerton Belico.
 
O Prêmio Helena Ignez 2018, de destaque feminino, premiou a atriz trans Julia Katharine, roteirista e protagonista de Lembro mais dos corvos, de Gustavo Vinagre. Emocionada, ela dedicou o troféu a todas as mulheres que lutam por seu espaço na vida e no trabalho.
 
Pela Mostra Foco, o Júri da Crítica escolheu o curta-metragem Calma, produção do Rio de Janeiro dirigida por Rafael Simões. O Prêmio Aquisição Canal Brasil, que oferece R$ 15 mil a um curta também da Foco, foi para Estamos todos aqui (SP), de Chico Santos e Rafael Mellim.
 
Na Mostra Olhos Livres, o júri jovem escolheu o filme paulista Inaudito, de Gregorio Gananian. O júri popular escolheu o curta-metragem mineiro A retirada para um coração bruto, de Marco Antônio Pereira, e o longa Escolas em luta, documentário paulista de Eduardo Consonni, Rodrigo T. Marques e Tiago Tambelli.

MAIS SOBRE CINEMA